desafios da educação em meio uma pandemia. - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
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Em meio a pandemia do novo corona vírus coronavírus( covid-19), medidas de segurança foram adotadas para evitar o contágio. Entre essas medidas, (Sem vírgula) está a recomendação do isolamento social. Dessa forma, todas as escolas e faculdades foram fechadas por tempo indeterminado. Contudo, a educação a distância foi botada (Reveja a seleção lexical) em prática, porém, (Sem vírgula) o percentual de alunos que não estão acompanhando as aulas através da internet só aumenta. (Formule a tese)

(Melhore a coesão textual) "nós estamos diante de uma ameaça real de abandono escolar, de total desalento em relação ao processo de ensino-aprendizado. É importante dizer que há um esforço enorme dos professores em garantir o processo de ensino aprendizado, de fazer com que os estudantes se envolvam nas aulas à distância, mas, concretamente, secretarias estaduais e municipais têm errado na questão do projeto pedagógico" observa Daniel Cara, professor da faculdade de educação USP. (Apenas expõe, não argumenta)

(Melhore a coesão textual) "Também tem as questões ligadas à situação econômica das famílias: desemprego, queda na renda. Isso cria uma pressão enorme para que o jovem vá trabalhar, vá buscar renda e mais dinheiro para colocar dentro de casa" explica Priscila Cruz, presidente - executiva de todos pela educação. Além disso, também existe o problema dos alunos que não possuem acesso à internet e a transmissão pelo canal de TV é ruim. (Abordagem superficial do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo (Boa. Apresenta o agente), em parceria com o MEC (Desenvolva a sigla), devem fazer uma campanha para doar uma antena parabólica para os alunos de família com baixa renda. Dessa forma, resolvendo o problema da transmissão pela TV e dando mais oportunidade para os alunos assistirem as aulas com mais clareza. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200