Em meio a pandemia do novo corona vírus coronavírus( covid-19), medidas de segurança foram adotadas para evitar o contágio. Entre essas medidas, (Sem vírgula) está a recomendação do isolamento social. Dessa forma, todas as escolas e faculdades foram fechadas por tempo indeterminado. Contudo, a educação a distância foi botada (Reveja a seleção lexical) em prática, porém, (Sem vírgula) o percentual de alunos que não estão acompanhando as aulas através da internet só aumenta. (Formule a tese)
(Melhore a coesão textual) "nós estamos diante de uma ameaça real de abandono escolar, de total desalento em relação ao processo de ensino-aprendizado. É importante dizer que há um esforço enorme dos professores em garantir o processo de ensino aprendizado, de fazer com que os estudantes se envolvam nas aulas à distância, mas, concretamente, secretarias estaduais e municipais têm errado na questão do projeto pedagógico" observa Daniel Cara, professor da faculdade de educação USP. (Apenas expõe, não argumenta)
(Melhore a coesão textual) "Também tem as questões ligadas à situação econômica das famílias: desemprego, queda na renda. Isso cria uma pressão enorme para que o jovem vá trabalhar, vá buscar renda e mais dinheiro para colocar dentro de casa" explica Priscila Cruz, presidente - executiva de todos pela educação. Além disso, também existe o problema dos alunos que não possuem acesso à internet e a transmissão pelo canal de TV é ruim. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O governo (Boa. Apresenta o agente), em parceria com o MEC (Desenvolva a sigla), devem fazer uma campanha para doar uma antena parabólica para os alunos de família com baixa renda. Dessa forma, resolvendo o problema da transmissão pela TV e dando mais oportunidade para os alunos assistirem as aulas com mais clareza. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |