Com o exemplo dessa pandemia que a população mundial sofre atualmente (Melhore a apresentação dessa ideia), no quesito educação, percebemos a importância do ensino a distância para que conhecimento e tempo não sejam perdidos, tanto dos alunos quanto dos professores. Tendo em vista essa importância, é necessário levar em consideração que quase 40% dos alunos de escola pública não possuem acesso à internet e a aparelhos eletrônicos em casa. Um problema que deve ser resolvido para que todas as crianças e adolescentes tenham o mesmo direito: estudar. (A tese não está explícita)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Efetivamente, alunos de escolas particulares, em sua maioria, possuem condições de pagar e manter o acesso à internet e aos aparelhos eletrônicos necessários para um bom desenvolvimento via aulas online (Abordagem limitada). Sendo assim, estando diante de diversas exclusividades, esses alunos dispõem de maiores oportunidades e acessibilidade a um ensino a distância de boa qualidade. (Discussões pertinentes, mas limitadas)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, alunos de escola pública não portam as mesmas condições financeiras que os estudantes de escola privada. Então, não conseguem possuir os quesitos necessários para acompanharem as aulas online, já que muito desses dependem da escola até para se alimentarem (Desenvolvimento superficial). A grande dificuldade financeira desses, (Sem vírgula) impossibilita o acesso à educação a distância dos mesmos (Use quando houver ideia de igualdade). (Abordagem limitada do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que todos os estudantes tenham o direito do alcance à edução a distância, é viável que o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) leve um projeto a ser aprovado à na Câmara dos Deputados. O projeto tem como foco principal a disponibilização de auxílios financeiros para possibilitar o acesso à internet e aparelhos digitais a determinados alunos da rede pública. A seleção desses alunos aconteceria por meio de pesquisas realizadas em escolas do ensino fundamental um até o ensino médio, para que identifique quais estudantes precisam do auxílio. Sendo assim, o projeto concluiria o seu objetivo de levar o acesso da educação a distância para todos. Fazendo assim um Brasil mais justo e dando a milhares de crianças e adolescentes o direito de estudar.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, mas precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |