Em uma das primeiras cenas do filme sul-coreano “Parasita”, Ki-Taek e sua família procuram maneiras de ter acesso ao wi-fi do vizinho (Melhore a apresentação dessa ideia). De maneira análoga, a realidade brasileira se mostra isenta de tais ferramentas. Dessa forma, a Educação a Distância (EAD) apresenta impasses a serem solucionados, uma vez que a população está à margem da ausência de recursos e de problemas emocionais. (Boa. Apresenta a tese. No entanto, o tema precisa ser contextualizado com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Constata-se, a priori, que a inexistência de utensílios básicos para a prática dessa modalidade, como por exemplo, (Sem vírgula) computador e internet, afeta cerca de um quarto de brasileiros. Além disso, muitas escolas públicas sequer adotaram esse tipo de programação, quer seja pelo não conhecimento das tecnologias da informação, quer seja pela escassez de investimento. Logo, as instituições privadas saem à frente, e o direito à educação, garantido no artigo 205 da Constituição Federal, torna-se limitado. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a presença de distúrbios emocionais, como a ansiedade, decorre em razão da dificuldade de criar uma rotina consistente, à falta de concentração e até a falta de alimentos, visto que a escola é, para muitos, a principal fonte para inibir a fome. Soma-se a isso, (Sem vírgula) a necessidade de lidar com um cenário pandêmico, de óbitos diários em escala global. Nesse sentido, isso compromete a saúde das pessoas e a eficácia da aprendizagem. (Discussões pertinentes, mas desenvolvidas de modo superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, são necessárias medidas que resolvam a problemática. Por conseguinte, cabe ao Ministério da Educação (MEC) (Boa. Apresenta o agente) disponibilizar verbas as prefeituras que, por meio das secretarias de educação (Vírgula) devem comprar e elaborar livros, materiais didáticos, cronogramas e orientações afim a fim de que todos os alunos possam ter acesso ao ensino. Deve-se, ainda, que os governadores de cada estado monte espaços de conexão de rede aberta em espaços públicos como praças, colégios e bibliotecas, para quem se encontre em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assim, o país será mais igualitário e o cidadão se beneficiará dos seus direitos.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto elas precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |