A Terceira Revolução Industrial - em meados do século XX- trouxe inúmeros processos tecnológicos (Melhore a apresentação dessa ideia), os quais auxiliaram um maior desenvolvimento, principalmente no âmbito pedagógico. Entretanto, nota-se que o amplo acesso na à educação à distância apresenta entraves, pois os aspectos culturais e a desigualdade social contribuem para esse cenário árduo (Boa. Apresenta a tese). Logo, faz-se imperioso analisar essa conjuntura buscando garantir equidade para todos os cidadãos brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é notório que as raízes históricas acerca do sistema educacional impedem o avanço dessa nova modalidade (Boa. Retoma a tese). Diante disso, conforme o filósofo Nicolau Maquiavel, não há nada mais difícil do que a introdução de uma mudança, revelando assim que o método de ensino tradicional pautado na figura de um docente de forma presencial perdura desde os primórdios (Evite construções clichês), e aquilo apresentado como algo novo é negligenciado pelo corpo social legitimando a premissa Maquiavélica (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, é evidente a criação de barreiras que inibem a disseminação educativa através dos meios técnicos. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que o fator econômico contribui para uma esfera heterogênea, dificultando a consolidação do ensino à distância. Sob esse viés, é inegável que os recursos fundamentais para a prática online demandam por ferramentas, tais como dispositivos móveis e uma eficiente rede de internet, os quais geram custos e muitas vezes os indivíduos não possuem condições financeiras (Boa. Retoma a tese). Segundo o sociólogo francês Pierre Bordieu, aquilo que foi criado para se tornar instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão. Desse modo, infelizmente o panorama educacional segrega os estudantes que não detêm dos equipamentos utilizados inviabilizando o ingresso democrático. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para mitigar a problemática e superar o impasse. Urge que o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), em parceria com empresas do ramo de eletrônicos, por meio de verbas governamentais (Vírgula) desenvolva um projeto, o qual permita distribuir para as cidades mais carentes tablets ou notebooks que contenham aplicativos que promovam o acesso direto a plataforma, a fim de romper com a discrepância social e disseminar uma didática igualitária. Somente assim, o levante informacional da década de 1970 irá contribuir para o progresso educacional no Brasil. (Excelente. Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Você está no caminho! Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 900 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |