Isaac Asimov foi um escritor russo que previu em suas obras de ficção científica vários avanços tecnológicos e sociais, dentre esses, o ensino à distância. Em contrapartida, atualmente, o mundo está diante de uma pandemia viral, e essa situação propõe medidas preventivas como o isolamento social. Diante disso, a educação enfrenta diversos desafios para se manter presente na vida dos brasileiros. Nessa perspectiva, vale avaliar a importância da educação, (Sem vírgula) e as dificuldades que os estudantes encontram para se adequarem a essa nova situação pandêmica. (Não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, a educação é um elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Sendo assim, ela assegura que o indivíduo consiga evoluir no campo das ideias e, por consequência, ele conseguirá ascender profissional e pessoalmente. A exemplo disso, o filme “Escritores da Liberdade”, que foi baseado em fatos reais, traz como enredo uma professora que é desafiada a lidar com alunos rebeldes e que sofrem com a segregação social. Ademais, o filme retrata que a educação não só transforma a vida daqueles jovens como, também, exprime sentido a vida da professora. Por isso, a educação é de extrema relevância na vida de todas as pessoas que compõem o núcleo escolar, sobretudo, a dos alunos. (Não desenvolve respeitando o recorte temático proposto. Além disso, a argumentação está expositiva)
(Boa estratégia coesiva) A posteriori, diante do impacto social do novo coronavírus, a educação está sendo gravemente afetada. Por consequência, os alunos enfrentam muitas dificuldades para lidarem com essa problemática. Segundo o portal de notícias UOL, cerca de 48,5 milhões de brasileiros estão sem acesso às aulas presenciais. No entanto, esses números refletem uma discrepância socioeconômica entre esses indivíduos, pois muitos deles não possuem acesso à internet e materiais básicos para terem aulas à distância (Melhore a apresentação dessa discussão). Porém, os fatores de ansiedade e incerteza os englobam na mesma categoria nociva dessa pandemia e que, também, agravam os seus estudos. Dessa maneira, medidas devem ser tomadas para remediar esses aspectos prejudiciais. (Abordagem limitada do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Percebe-se, portanto, que a educação é fundamental para as pessoas e que o ensino à distância necessita de mecanismos para ser eficaz para a população. Dessarte, é necessário que o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) crie um projeto intitulado “Escola em Casa”, que visa a unificação do acesso ao ensino à distância. Neste projeto, valerá a proposta de distribuir materiais didáticos como livros, videoaulas de professores e psicólogos em formato de mídias de DVD. Também, faz-se necessário a elaboração de aplicativos com o mesmo intuito educacional para aqueles que possuem acesso à internet. Assim, será possível agregar a todos em igualdade e superar a instabilidade emocional e, com isso, unificar o ensino à distância já previsto pelo escritor Isaac Asimov.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |