educação a distância e exclusão digital - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 20/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo Nelson Mandela”a educação é a arma mais poderosa pela qual se pode mudar a mundo”. Atualmente, com o isolamento social causado pela pandemia do coronavírus os alunos que não possuem acesso à internet estão sendo prejudicados, aumentando, portanto, a desigualdade de acesso à educação no Brasil. Sendo assim, é necessário encontrar meios de resolver essa problemática, a fim de garantir um sistema educacional justo e igualitário. (Não apresenta a tese. Reestruture as discussões inciais, pois estão superficiais)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O ensino a distância das escolas públicas é,na maioria das vezes, incompleto e incoerente com o ano escolar, em contrapartida ao ensino particular que dispõe de muito mais recursos, aumentando ainda mais os privilégios de alunos de instituições particulares de ensino, principalmente em relação á àqueles que não possuem acesso à internet e outros meios de aprendizagem externos. (Abordagem limitada do tema proposto)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A saúde mental dos jovens e adolescentes também é um ponto a ser considerado. A dificuldade de aprender os conteúdos e manter uma rotina de estudos é muito maior fora das escolas. Além disso, a escola é o maior meio de socialização de crianças, jovens e adolescentes (Melhore a apresentação da discussão). O sedentarismo e o acesso exagerado a internet também devem ser considerados como obstáculos à educação distância. (Reveja o recorte temático. Abordagem superficial do tema)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo e o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) devem criar projetos sociais, como cotas e bolsas de estudos para alunos que não possuem acesso à internet, além de intensificar os projetos sociais feitos para alunos de escola pública. Tendo como objetivo diminuir as desigualdades educacionais existentes no Brasil. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200