Atualmente, com o necessário isolamento social, ocasionado pela pandemia do coronavírus, diversas forças estruturais do Brasil precisaram se readaptar. Não menos importante, uma delas foi o ensino presencial que vem utilizando a Educação a Distância (EAD). Apesar de ser uma vantajosa alternativa, é perceptível também a presença de desafios enfrentados pelos os professores e os estudantes nas plataformas virtuais. Nesse sentido, cabe debater acerca dos entraves que norteiam o tema (Vírgula) a fim de superá-los, por meio da atuação do aparato estatal. (Apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, pode-se afirmar que os profissionais da educação presencial sentem dificuldade em ensinar via internet. Isso porque, (Sem vírgula) a maioria deles não são capacitados para manusear os recursos tecnológicos, o que gera uma transmissão lenta e incompleta das aulas (Reestruture essa discussão). De maneira contrária, durante a Era Meiji, o governo japonês investe em cursos de informática para seus professores, com o objetivo de desenvolver a economia através de uma educação qualificada que fomentasse indivíduos ativos na sociedade (Reformule essa discussão). Desse modo, fica evidente que, (Sem vírgula) a realidade o ensino a distância no Brasil ainda não passou por uma manutenção que especialize seus educadores, em prol da continuidade da eficiência das classes. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a desigualdade no acesso à rede é um desafio sustentado entre os alunos do EAD. (Ideias fragmentadas) Pois, (Sem vírgula) muitos deles não possuem os equipamentos básicos para estudar em casa, principalmente, (Sem vírgula) sinal de dados móveis e fones de ouvido (Melhore a apresentação dessa ideia). Em paralelo, o filme estrangeiro ‘’ O Menino que Descobriu o Vento’’ apresenta um aluno que, ao ser excluído de aulas e da biblioteca da escola, inicialmente, busca materiais de estudo na sucata de sua região, na tentativa de manter sua formação educacional. Assim, é necessário novas políticas públicas que visem ofertar, aos alunos que carecem dos mecanismos supracitados, a inclusão no sistema de EAD. (As discussões precisam ser mais articuladas)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, a modalidade de educar a distância trouxe aos estudantes e aos professores do ensino físico grandes desafios. Para reverter esse quadro, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), juntamente com o Ministério da Educação, deverá implementar o canal “Ensina TV’’ para os alunos brasileiros. Nele haverá uma programação diária com os mesmos conteúdos educativos transmitidos nas aulas de EAD. Além do mais, o intuito é suplantar a desigualdade no acesso à internet permitindo que os alunos excludentes da EAD possam acompanhá-la sem precisar ter os equipamentos tecnológicos. Feito isso, a eficiência das classes brasileiras será mantida durante o isolamento social.
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Delimite e explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |