O contexto atual da educação no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente o Brasil está vivendo um cenário de pandemia que está afetando vários setores,principalmente a educação.Diante desse fato foi adotado pelas escolas o EaD(Ensino a Distância),porém há desafios tal como as desigualdades sociais.Nessa conjuntura quais são as soluções a serem adotadas? (Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese com clareza)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O EaD(Ensino a Distancia) é uma modalidade de ensino que foi criada como opção de vencer barreiras no ensino, por exemplo,aquele estudante,no o qual mora em uma cidade e faz faculdade em outra é de fato cansativo (Reelabore essa discussão),pois gasta muita passagem,fora isso tem outros compromissos como família e trabalho.Esse modelo necessita de ferramentas digitais como computador,celular e principalmente uma conexão com a internet.Então esse cenário,o qual o Brasil vive (Vírgula) o Ead está sendo utilizado (Vírgula) a fim afim de substituir as aulas presenciais. (Reveja o recorte temático. Reestruture as discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) O Brasil é um país muito desigual,após a implementação desse modelo de ensino, (Sem vírgula) muitos alunos estão deixando de dar continuidade ao seus estudos,isso porque falta em seus domicílios infraestrutura como internet e meios digitais.Por outro lado,poucos têm acessibilidade a esses recursos (Melhore a progressão de ideias).Segundo uma pesquisa feita pelo PNAD(Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios),apenas 35% dos alunos da rede pública possuem computador em suas residências,enquanto 75% da rede privada possuem computador.Além disso,muitos alunos utilizam a escola como fonte de alimentação,conforme a suspensão das aulas presenciais, (Sem vírgula) eles estão deixando de ter acesso a merenda escolar. Logo os alunos estão sofrendo tanto com a suspensão das aulas presenciais quanto em relação ao Ead,devido a falta de recursos. (Muitas discussões. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) mediante a esse cenário (Vírgula) é relevante o trabalho coletivo entre famílias, escolas,municípios,estados e o próprio governo federal como solução: (Problemas na construção de sentido) tornar a internet mais acessível,utilizar de outras ferramentas remotas (Vírgula) assim como televisionar aulas mais elaboradas,distribuição de materiais,a criação de campanhas de doações com a intenção de adquirir cestas básicas,vale refeições e também livros. (Ideias fragmentadas) A fim Afim de suprir as necessidades dos alunos que carecem mais.

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e desenvolva as discussões com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200