Desafios do ensino à distância no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desafios do ensino à distância no Brasil. (Observe que há um espaço destinado ao título)
 
O Japão atualmente é referência em educação de qualidade, dispondo de um dos melhores sistemas de ensino à distância do mundo. Em contrapartida (Vírgula) no Brasil, o ensino à distância não é uma realidade para muitos brasileiros. Dentre tantos fatores relevantes temos: o alto índice de desigualdade social e a falta de investimentos para que as instituições educacionais possam oferecer uma educação com mais qualidade e eficiência para os estudantes. (Boa. Apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sabe-se que a implantação de uma ferramenta como a tecnologia na educação (Melhore a construção de sentido), atualmente, é crucial para o processo estudo-aprendizagem, caracterizada por uma didática mais dinâmica em comparação com a convencional. Mas não são todos que têm acesso a este recurso. De acordo dados estatísticos do IBGE (Desenvolva a sigla), 20% da população brasileira não tem acesso à internet, e 45 milhões de estudantes que pertencem a rede pública de educação correspondem a esta parcela da sociedade que não está conectada a esse espaço virtual. Por isso é imprescindível o livre acesso às plataformas digitais, a fim de implantar uma educação de qualidade a todos. (Discussões pertinentes, mas precisam ser delimitadas e mais exploradas)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inserção do ensino à distância na educação pública será um desafio para o Estado, que deverá solucionar inúmeros problemas. A esse respeito, por exemplo, o instituto Datafolha divulgou dados que evidenciam que mais da metade do profissionais docentes de escolas públicas não se sentem preparados para lidar com o ensino à distância e não possuem afinidade com o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). Logo, investimentos devem ser feitos nesse setor que representa uns dos principais pilares de qualquer sociedade, como disse o ativista e símbolo do movimento negro no mundo Nelson Mandela, “ A educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Argumentação pertinente, mas limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para efetivar uma educação de excelência no país é preciso que o Estado (Boa. Apresenta o agente)- órgão responsável- desenvolvam iniciativas sociais juntamente com empresas privadas de tecnologia e internet, por meio de doações ou a disponibilidade em baixo custo de aparelhos e banda larga para instituições públicas e famílias carentes, além de projetos de qualificação tecnológica acessíveis para os professores. Só assim, o ensino à distância será efetivado e a educação pública restaurada, beneficiando não só o setor da educação, mas também o Brasil de forma geral. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200