Desafios do ensino à distância no Brasil. (Observe que há um espaço destinado ao título)
O Japão atualmente é referência em educação de qualidade, dispondo de um dos melhores sistemas de ensino à distância do mundo. Em contrapartida (Vírgula) no Brasil, o ensino à distância não é uma realidade para muitos brasileiros. Dentre tantos fatores relevantes temos: o alto índice de desigualdade social e a falta de investimentos para que as instituições educacionais possam oferecer uma educação com mais qualidade e eficiência para os estudantes. (Boa. Apresenta a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sabe-se que a implantação de uma ferramenta como a tecnologia na educação (Melhore a construção de sentido), atualmente, é crucial para o processo estudo-aprendizagem, caracterizada por uma didática mais dinâmica em comparação com a convencional. Mas não são todos que têm acesso a este recurso. De acordo dados estatísticos do IBGE (Desenvolva a sigla), 20% da população brasileira não tem acesso à internet, e 45 milhões de estudantes que pertencem a rede pública de educação correspondem a esta parcela da sociedade que não está conectada a esse espaço virtual. Por isso é imprescindível o livre acesso às plataformas digitais, a fim de implantar uma educação de qualidade a todos. (Discussões pertinentes, mas precisam ser delimitadas e mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a inserção do ensino à distância na educação pública será um desafio para o Estado, que deverá solucionar inúmeros problemas. A esse respeito, por exemplo, o instituto Datafolha divulgou dados que evidenciam que mais da metade do profissionais docentes de escolas públicas não se sentem preparados para lidar com o ensino à distância e não possuem afinidade com o mesmo (Use quando houver ideia de igualdade). Logo, investimentos devem ser feitos nesse setor que representa uns dos principais pilares de qualquer sociedade, como disse o ativista e símbolo do movimento negro no mundo Nelson Mandela, “ A educação é arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. (Argumentação pertinente, mas limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para efetivar uma educação de excelência no país é preciso que o Estado (Boa. Apresenta o agente)- órgão responsável- desenvolvam iniciativas sociais juntamente com empresas privadas de tecnologia e internet, por meio de doações ou a disponibilidade em baixo custo de aparelhos e banda larga para instituições públicas e famílias carentes, além de projetos de qualificação tecnológica acessíveis para os professores. Só assim, o ensino à distância será efetivado e a educação pública restaurada, beneficiando não só o setor da educação, mas também o Brasil de forma geral. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |