jovens brasileiros - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição da República Federativa do Brasil (Vírgula) de 1988,assegura a todo cidadão o acesso à educação e o desenvolvimento pessoal.Entretando,na realidade é evidente a carência, (Sem vírgula) quando se observa o acesso ao Ensino à Distância(EAD).Em consequência ocorre devido a falta de internet (Problemas na construção de sentido) somado a ausência no processo de socialização.Desta maneira,vale ressaltar a importância de reflexão sobre minimizar as dificuldades brasileira. (Boa. Apresenta a tese. No entanto, a discussão precisa ser desenvolvida com clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira ánalise, o ex-presidente Nelson Mandela afirmava "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo".Porém, apesar disso, muitas crianças e adolescentes não disfrutam dessa arma, porque há falta de internet em local de moradia (Reformule essa ideia).Segundo, (Sem vírgula) o Fundo das Nações Unidas para Infância(UNICEF),realizado em 2019,comprova que no Brasil cerca de 4.8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos,não têm acesso à internet em residência.Tal defasagem é consequência da ausência de atenção do poder público nas áreas carentes do país,não possibilitando ferramentais  ferramentas necessárias para esse novo método,gerando desigualdade social.Com isso, é fundamental a presença do Estado para solucionar o problema. (Boa. Retoma a tese e apresenta dados para comprovar o ponto de vista) 

(Boa estratégia coesiva) Em segunda ánalise, vale ressaltar de acordo com sociólogo francês (Melhore a construção de sentido) Émile Durkhein "A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta".Tal maneira,o processo de socialização é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescente.Álem Além disso, por não acontecer aulas pressenciais, não há contato e interação entre os alunos, fazendo o processo mais solitário.Por consequinte,essas crianças podem desencadear solidão. Portanto, é importante dar ênfase a integrações entre estudantes. (Embora retome a tese, o desenvolvimento da discussão está limitado)

(Boa estratégia coesiva) De acordo com fatos mencionados,medidas são necessárias para conter a falta de acesso ao ensino no Brasil.Certamente, o poder governamental cabe investir em àreas mais carentes,possibilitando educação para todos,diminundo os custos familiares.Àlem disso,métodos de atividade para interação entre os estudantes (Problemas na construção de sentido).Assim,o Brasil será mais justo para todos dando oportunidades. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões foram desenvolvidas de modo superficial. Sugiro que elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200