Por analogia à dura mensagem transmitida por José Saramago (Vírgula) na obra"Ensaio Sobre a Cegueira", em que é retratada a negligência da população diante da realidade desigual que os cerca, assim como a negação em enxergar os valores que se perderam em meio à prepotência humana, dessa forma fazendo-se necessária uma cegueira física para a percepção dessas injúrias, pode-se observar como a pandemia vigente acentuou e evidenciou a desigualdade social no Brasil, e uma das áreas mais afetadas foi a educação. De fato, foram adotadas inúmeras estratégias tecnológicas para a continuidade do ensino, no entanto, é fato também, que milhões de domicílios brasileiros não têm acesso à internet, outros não possuem computador e há ainda aqueles sem eletricidade nas moradas. Além disso, as habilidades digitais e os processos pedagógicos para o mundo digital são limitados. Dessa maneira, explicita-se a intensificação da precariedade do sistema educacional brasileiro diante das diferentes classes sociais e a urgência por mudanças. (Muitas discussões para um parágrafo de introdução. Reestruture, delimite e desenvolva as mais importantes)
(Boa estratégia coesiva) Inegavelmente, a crise sanitária contemporânea, vista sob o prisma da educação e da discrepância do acesso à plataformas virtuais pelos milhões de estudantes brasileiros, potencializou as mazelas sociais já existentes. Como constata, (Sem vírgula) Luís Vaz de Camões, no soneto "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", as mudanças ocorrem de modo inesperado e não seguem uma lógica e, diante disso, o eu lírico mostra-se perplexo, porém compreende que as mesmas (Use quando houver ideia de igualdade) são inevitáveis e necessárias. Da mesma forma, inesperadas mudanças se sucederam com a vigência da pandemia e é imprescindível que inovações continuem a se desenvolver para que adversidades como o déficit de aprendizagem, evasão escolar e desigualdade de oportunidades, a princípio evidenciadas, sejam (Vírgula) enfim, amainadas. (Reveja o recorte temático. Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Evidentemente, o mundo não estava preparado para lidar com o sistema educacional via internet, de forma tão ampla e cotidiana. Assim como o acesso às plataformas educacionais por estudantes e professores é precário, também o é, consequentemente, o conhecimento de uso destas e o desenvolvimento de didáticas educativas e passíveis de assimilação por parte dos alunos (Argumento limitado). Embora o desafio hodierno para a deliberação de estruturas pedagógicas virtuais acessíveis, (Sem vírgula) seja latente e preocupante, os conhecimentos aprimorados poderão revolucionar o universo educacional pós-pandemia. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, é indispensável que se tomem providências para a organização dos métodos de ensino mediante tão trágicas circunstâncias. Para isso,é necessário que o Ministério da Educação(MEC) (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) estabeleça parceiras com ONGs (Desenvolva a sigla) nacionais como a Fundação Estudar(FE) e a Ação Social para a Igualdade das Diferenças(ASID Brasil), para potencializar estratégias como o Centro de Mídias Educacionais no Amazonas, o qual levava educação através de meios digitais aos habitantes de zonas rurais mais afastadas mesmo antes da pandemia. Para tal, as entidades devem instituir um centro espaçoso onde estarão dispostos instrumentos educacionais digitais e disponibilizadas gravações de aula, estipular um rodízio, com horários definidos para que não haja aglomerações, e assim, (Sem vírgula) proporcionar melhores oportunidades aos grupos fragilizados. Desse modo, a cegueira humanitária criticada por Saramago será esclarecida e os agravos urgentes, sanados.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a redação. Elabore um projeto de texto, delimitando as discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |