Surgido da necessidade de eliminação das barreiras físicas entre professores e alunos (Vírgula) e de uma demanda cada vez maior pela educação, o Ensino a Distância (EaD) não é uma novidade trazida pelo segundo milênio. No final do século XIX já era possível realizar cursos por correspondência ofertados pelas Universidades de Chicago e Oxford. Em território brasileiro, o famoso Telecurso 2000 foi criado com a proposta de fornecer educação fundamental e técnica por meio da mídia televisiva e conseguiu atingir um grande número de pessoas que viam nessa oportunidade um recurso educacional barato e viável. (Contextualiza o tema, mas não apresenta a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Nos dias de hoje, o desenvolvimento do campo da comunicação tem influência direta sobre a qualidade e disseminação dos serviços de EAD. Nesta perspectiva, o acesso à internet faz-se imprescindível para a garantia de um ensino pleno, estimulante e que favoreça o desenvolvimento de autonomia didática. Levando-se em consideração as afirmações anteriores (Melhore a apresentação da discussão), pode-se identificar a inclusão digital como a principal dificuldade enfrentada pelo EAD no Brasil, tendo em vista as significativas taxas de desigualdade social e o alto percentual de lares sem estrutura tecnológica para mediar o aprendizado. Para além disso, o ensino a distância ainda carrega estigmas que revelam a existência de uma desconfiança relativa a efetividade desta modalidade de ensino, contudo, (Sem vírgula) tal receio só se justifica quando o ambiente físico e psicológico não é adequado para tanto. (Embora as discussões sejam pertinentes ao tema, foram desenvolvidas de modo limitado. Reestruture)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A pandemia em decorrência das infecções por COVID-19 (Vírgula) neste ano (Vírgula) mostrou com mais clareza algumas arestas desta modalidade de ensino e permitiu reflexões acerca da viabilidade da estrutura em substituição ao ensino convencional. Dentre estas, incluem-se os seguintes questionamentos: como, em um curto período de tempo, capacitar os professores que ainda encontram dificuldades no manejo das ferramentas de interação digital e garantir que os estudantes de baixo poder aquisitivo tenham acesso ao material necessário para realização do ensino remoto? (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Diante deste cenário (Vírgula) entende-se como fundamental o fortalecimento de políticas públicas de inclusão digital por meio da prestação de auxílio financeiro para contratação de pacotes de internet e compra de equipamentos pelas famílias carentes. Adicionalmente, o desenvolvimento de plataformas responsivas que funcionem bem no formato mobile é relevante (Vírgula) já que torna opcional a utilização de eletrônicos caros como os computadores e notebooks. Sugere-se ainda a valorização da interação nos sistemas de aulas virtuais por meio da criação de fóruns e bate-papos de modo a fortalecer interações sociais e resgatar o papel, antes exclusivo do ambiente escolar, de formar cidadãos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e delimite as discussões, desenvolvendo as ideias de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |