Impasses na educação brasileira - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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Como dizia Paulo Freire, “ Se a educação sozinha não transforma a sociedade sem ela tampouco a sociedade muda ’’. No momento atual a educação sofreu um apagão por conta da pandemia (Vírgula) trazendo o isolamento e o fechamento de escolas e outros estabelecimentos, sendo então a tecnologia como uma alternativa de ensino (Vírgula) o que revelou a dificuldade de pais, professores e a desigualdade presente na vida de muitos jovens brasileiros que não possuem acesso à internet. (Discussões iniciais pertinentes, mas a tese precisa ser apresentada com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente faz- se  (Ideia incompleta) destacar o avanço tecnológico que permitiu que várias atividades sejam realizadas de maneira remota. Isso possibilitou maior acesso à educação e popularizou o ensino a distância em todo país, porém desfavoreceu aqueles, (Sem vírgula) que não possuem renda suficiente para tais tecnologias. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), (Sem vírgula) mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet. Isso representa cerca de 46 milhões de brasileiros que não acessam à internet. Pelo motivo de ser um recurso caro, as dificuldades de acesso de determinadas regiões ou por não possuir energia em suas residências (Melhore o encadeamento das discussões). Isso acaba privatizando (Reveja a seleção lexical) o acesso à educação e dificultando a aprendizagem dos alunos e intensificando os problemas já existentes na educação. Esse momento dificultou não só para alunos, mas também para país  pais que não têm tempo para ficar com seus filhos por ter que trabalhar fora, além de não conseguir ajudar com as atividades escolares por não saber ler ou escrever. (Expõe muito e argumenta pouco. Reestruture as discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A dificuldade em diversificar conteúdos, interação com os alunos, altas taxas de inadimplência são problemas enfrentados por professores, além da falta de dedicação dos estudantes, problema o qual está presente nas salas de aulas e nas plataformas online (Argumento limitado). Conversas paralelas, falta de atenção, falta de empenho nos estudos são problemas presentes. As altas taxas de inadimplência atrapalha, (Sem vírgula) o professor, o curso e principalmente o aluno que perde o ritmo de estudo e desiste do curso. (Reestruture as discussões. Abordagem limitada do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Diante dos fatos apresentados é importante a criação de salas de bate- papo para maior interação entre professor e aluno. Maior interesse dos órgãos governamentais na criação de projetos para deliberar problemas como a falta de energia, criação de projetos para que todos tenham acesso à internet, bolsas de estudos para famílias carentes, acompanhamento das universidades na vida financeira dos alunos, além de campanhas de incentivo e a constante presença dos pais na vida escolar de seus filhos. (Proposta de intervenção incompleta)

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture as discussões e desenvolva de acordo com a estrutura e o tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200