A partir do período vigente da sociedade do século XXI, nota-se a necessidade do isolamento social ocasionada pela pandemia do corona vírus coronavírus. Nesse sentido, houve uma indispensável adaptação na educação presencial para as aulas remotas. No entanto, por ser uma transformação sem planejamento ocasionou em uma exclusão social entre os estudantes. (Melhore a contextualização e apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro lugar, o vírus iniciou na China (Ficou estranho. Reformule), posteriormente, o mundo conectado por meio da globalização, (Sem vírgula) ocasionou em uma contaminação com alcance mundial, por isso pandemia (Reestruture essa discussão). Dessa forma, houve uma necessidade de transformar a educação presencial em uma remota. Portanto, tornou-se indispensável a tecnologia para a realização do ensino, uma vez que ajuda a manter o isolamento, mas aumenta a diferença de qualificação entre os alunos. (Reestruture as discussões. Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, de acordo com Fernando Sabino, escritor brasileiro, democracia seriam oportunidades iguais no ponto de partida e quanto a chegada, (Sem vírgula) dependeria de cada um. Nesse contexto, o Brasil, um país considerado democrático, necessita disponibilizar as mesmas oportunidades para todos os discentes para não haver discrepância na linha de partida. Ademais, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla), três em cada quatro pessoas possuem internet no Brasil, no entanto, persiste a diferença no acesso, em relação à qualidade, e na falta de. (Ideia incompleta. Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para resolver este impasse. Cabe ao Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), juntamente com o Ministério da Economia, doar aparelhos eletrônicos para estudantes prejudicados pela pandemia, por meio do uso dos impostos já pagos pela população. Dessa maneira, os funcionários do governo abririam uma enquete online para observar as condições da nação envolvendo a tecnologia, logicamente, quem respondesse a enquete não precisaria da doação. Além disso, através dos documentos de identificação que todos os cidadãos possuem (Vírgula) como CPF e RG, filtrariam quem não respondesse, no entanto, para saber qual foi o motivo do silêncio, será necessário que o Estado se disponibilize a ir à residência dessas pessoas e, caso necessário, fazer uma doação (Vírgula) a fim de estabelecer uma democracia no ensino remoto.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |