EAD em questão no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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Na obra “A Republica”, Platão expõe, mediante a Alegoria da Caverna, que os seres humanos estão condicionados a manter-se na zona de conforto e, infelizmente, a verdade é ofuscada pela ignorância. Hodiernamente, essa teoria do filósofo grego é análoga aos desafios na consolidação e efetivação da Educação a Distância (EAD) no Brasil. Desse modo, é lícito afirmar que a falta de uma sociedade criticamente esclarecida e a desigualdade no acesso a recursos necessários nesse modelo educacional (Boa. Apresenta a tese), (Sem vírgula) coadunam-se para a perduração do entrave.

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a carência em um senso crítico civil mostra-se como um dos desafios na resolução do problema. De acordo o filósofo Michel Foucault, em sua obra “Vigiar e Punir”, a docilização dos corpos é á capacidade e o poder do conhecimento mútuo para o fim de estigmas sócias sociais. Partindo desse pressuposto, as vantagens da modalidade de ensino a distância ainda são pouco difundidas no Brasil, perdurando o pensamento de inferioridade e ineficiência em relação ao ensino presencial, seja pelo preconceito enraizado, seja pelo descaso do setor informativo. Desse modo, enquanto não houver uma reeducação cidadã, esse problema será uma mazela atemporal cultural. (Reelabore e articule as discussões desse parágrafo)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desigualdade na acessibilidade de ferramentas tecnológicas essenciais nesse área, (Sem vírgula) contribui para o agravamento da problemática. Consoante a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5°, todos possuem o direito à educação, saúde e segurança. No entanto, a realidade do país é aposta  oposta a Carta Magna brasileira, visto que, segundo o site do G1, 30% dos brasileiros não dispõem do acesso à internet (Excelente. Apresenta dados). Dessa maneira, interferindo diretamente na efetivação da educação não presencial no país (Vírgula) já que tal modalidade depende totalmente da rede digital e nem todos possuem acesso a mesma (Use quando houver ideia de igualdade), assim, o que era para ser um modo de democracia, torna-se instrumento que potencializa a desigualdade social.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, subterfúgios são necessários no que tange a consolidação do ensino não presencial. Destarte, cabe ao Governo Federal (Boa. Apresenta o agente),  na figura do Ministério da Educação, a criação de propagandas a serem divulgadas em canais televisivos abertos e nas mídias sócias sociais, expondo a importância e a seriedade do ensino a distância, isso pode ser feito por meio da inclusão desse objetivo na Lei de Diretrizes Orçamentárias, com a finalidade de reduzir o preconceito, a evasão e a resistência dos alunos e educadores a cerca acerca dessa modalidade educacional contemporânea.

Comentários do corretor


Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore mais as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200