A Declaração Universal dos Direitos Humanos - promulgada em 1948 pela ONU (Organização das Nações Unidas) - assegura a todos indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social.No entanto, na prática, tal garantia é deturpada no que tange à questão do sistema de ensino a distância no Brasil,que enfrenta diversos entraves para sua efetivação de forma eficaz nas escolas brasileiras. Dessa forma,evidencia-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, devido não só à desigualdade no acesso à internet, como também à inexistência de processos pedagógicos específicos para o meio digital. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar,primeiramente,que a aquisição de internet para atividades a distância não se reflete de forma igualitária à população brasileira, promovendo (Vírgula) assim,a persistência do problema. De acordo com Hannah Arendt, filósofa alemã, a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.Todavia, esse pensamento está distante da realidade brasileira, uma vez que as pessoas localizadas em áreas rurais e periferias dos grandes centros urbanos , (Sem vírgula) não usufruem de recursos tecnológicos primordiais para a realização das atividades EAD.Logo,é indubitável a mudança desse cenário alarmante.
(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso,outro fator limitante é a falta de metodologias específicas para o mundo virtual (Excelente. Retoma a tese).Conforme Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que a afligem.Sob tal ótica, percebe-se que para o progresso da sociedade,é imprescindível o questionamento dos brasileiros sobre a ausência de atividades que sejam mais dinâmicas e interativas e, (Sem vírgula) que motivem e melhorem o desempenho dos estudantes, sendo essas ideias, (Sem vírgula) negligenciadas pelo Poder Estatal.Sendo assim,fica evidente que a omissão de projetos elaborados para a rede virtual só perpetua o problema. (Discussões pertinentes, mas a abordagem está superficial)
(Boa estratégia coesiva) Diante do que foi exposto,urge que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) - órgão responsável pelo bem-estar e lazer da população - (Boa. Faz o detalhamento do agente) deve criar centros tecnológicos informacionais, (Sem vírgula) que contenham computadores e internet nos locais marginalizados das grandes cidades,como também nas áreas rurais afastadas dos grandes centros metropolitanos,por meio de verbas governamentais, com o intuito de tornar o estudo a distância possível e alcançável aos alunos brasileiros.Com isso,o que foi promulgado pela ONU será corroborado em todo território nacional.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |