No verso “criança de pé no chão aqui não pode estudar”, da canção “Cidadão”, está explícita a relação de exclusão vivida pela classe mais pobre do Brasil. Essas e outras desigualdades estruturais estão sendo agravadas no contexto de pandemia e além de ceifar vidas têm ameaçado o acesso à educação a milhões de estudantes (Melhore a progressão de ideias). Portanto, a mudança da postura impassível do sistema de ensino é urgente, (Sem vírgula) por ignorar os desafios impostos pela falta de acesso à tecnologia e também à inexperiência ante as habilidades necessárias ao uso de plataformas virtuais (Boa. Apresenta a tese). Entraves comuns a estudantes e educadores que devem ser considerados para a efetivação da estratégia de educação a distância.
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, o desafio da falta de acesso à internet priva grande parte dos brasileiros do século XXI ao desenvolvimento da autonomia que o acesso à informação online, consequentemente na educação a distância, tem possibilitado desde a virada do milênio. Como foi preconizado por Papert, em diálogo com Paulo Freire, a tecnologia tem o potencial de mediar o processo de aprendizagem autodirigida, devido a ampla disponibilização de conteúdos na rede. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, o segundo ponto a ser considerado acerca do meio virtual como ferramenta educativa advém da necessidade de entendimento da realidade da comunidade a que se destina. (Ideias fragmentadas) Pois para que o sujeito apreenda algo, Freire afirma ser preciso que o conteúdo esteja conectado ao contexto vivido. Se não houver criação de sentido não há associação, logo a aprendizagem torna-se ineficaz. (Desenvolvimento limitado da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, objetivando enfrentar os desafios apresentados acima, relativos à educação a distância no Brasil, cabe aos Ministérios da Cultura e Educação e o de Ciência e Tecnologia (Boa. Apresenta o agente) a implantação de mudanças. Essas transformações sendo praticáveis por meio da distribuição de tablets e acesso à internet a todos os alunos e professores da educação básica da rede pública. Atrelados a um programa de alfabetização digital como disciplina aos estudantes e curso profissionalizante a educadores. De forma compreensiva essas medidas têm a finalidade de superar as desigualdade que excluem o cidadão do pleno direito à educação.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |