Educação a distância: uma modalidade de ensino em debate - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O artigo 205 da Constituição Federal de 1988 dispõe sobre a garantia do pleno desenvolvimento do indivíduo, bem como a sua inserção no mercado de trabalho (Reestruture essa ideia). No entanto, efetivar esse direito tem sido algo bastante difícil, especialmente, (Sem vírgula) quando se procura estimular a oferta do ensino na modalidade a distância, uma vez que esta tem encontrado vários desafios de ordem estrutural e cultural (Boa. Apresenta a tese)(Contextualize o tema)

(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, quando se faz menção aos fatores estruturais envolvidos na Educação a Distância (EAD), verifica-se que a sua realização esbarra na barreira do acesso, porque não se pode ignorar a desigualdade social presente no território brasileiro, em que uma imensa maioria sequer possui condições mínimas de saneamento, quanto mais um aparato tecnológico para estudar a distância. Essa questão é reforçada ainda pela não democratização da internet, pois, embora 45% a 50% da população faça uso da mesma use quando houver ideia de igualdade (Apresente a fonte), seu custo é bastante alto, além de apresentar uma cobertura concentrada em áreas urbanas, deixando à margem as regiões mais longínquas. (Excelente discussão)

(Boa estratégia coesiva) O segundo entrave encontrado, (Sem vírgula) seria o aspecto cultural, pois desde a antiguidade nos foi ensinado que estudar, (Sem vírgula) remete a ideia de um determinado espaço, de um tempo definido, da presença de professores e de outros colegas. Romper com essa concepção e introjetar um novo formato de educação não presencial significa uma ruptura cultural que demandará um longo período de adaptação tanto para alunos, quanto para docentes, além dos pais. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Diante desse contexto, faz-se necessário que os Ministérios da economia, da ciência e tecnologia e da educação (Boa. Apresenta o agente) criem um programa que permita aos alunos de escolas públicas a aquisição de aparatos tecnológicos com preços mais acessíveis. Urge também, por parte dos Ministérios de infraestrutura e de comunicação, o incentivo para que o serviço de internet se estenda para locais mais remotos. Simultaneamente, mostra-se importante a ação do Ministério da educação na capacitação de professores para lidar com o ensino em EAD e de campanhas que orientem os pais sobre a adoção dessa nova estrutura. (Pelo menos um elemento da proposta precisa estar detalhado)

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, mas faltou um planejamento textual. Mantenha os aspectos positivos e continue exercitando a sua escrita para melhorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200