Atualmente, o mundo sofre vários problemas em decorrecia do distanciamento social, provocado pelo COVID-19. Nessa perspectiva, um desses imbrógrios está relacionado à educação, a qual segundo o Fundo das Nações Unidas para Infancia (UNICEF), cerca de 1,5 bilhões de crianças na América Latina e no Caribe se encotram fora do ambiente escolar. No Brasil, para diminuir essa situação, algumas escolas presenciais resolveram opitar optar pela educação a distância, da qual tiveram que enfrentar grandes desafios como a falta de equipamentos basicos e a falta de convívio social (Boa. Apresenta a tese). (Reestruture as discussões iniciais )
(Boa estratégia coesiva) A prióri priori, em consoante com o filósofo prussiano Immanuel kant, "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele", a educação é primordial para a formação do indivíduo. Logo, é dever do governo garantir lá garanti-la de acordo com a Declaração Univesal dos Direitos Humanos (DUDH). Sendo assim, o estudo a distância se tornou uma boa alternativa, porém, (Sem vírgula) a falta de equipamentos básicos é um grande obstáculo que deve ser superado, por exemplo: livros digitais, vídeo aulas videoaulas e internet principalmente, que é a principal fonte de comunicação entre os professores e seus alunos. (Recorte limitado)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de convívio social é outra dificuldade da educação a distância, sobretudo para as crianças que não sabem lidar direito com o distanciamento, e acabam ficando suscetíveis a transtornos, como ansiedade e depressão. Assim, é importante que os pais fiquem atentos. Dessa maneira, é alertado por especialistas a presença de cronograma com tarefas e diversões que estimulem a interação com as outras crianças. (Cuidado com o tangenciamento)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os desafios da educação a distância no Brasil precisam ser superados. Sendo assim, para garantir o direito ao conhecimento assegurado pela DUDH, se faz necessário que o governo (Boa. Apresenta o agente), por meio do Ministério da educação, invista na compra de materiais eletrônicos que seriam distribuídos aos alunos que não os tiverem, podendo ser compartinhados aos estudantes da mesma casa. Só assim, esses alunos poderiam estudar durante esse distanciamento obrigatório. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Evite uma argumentação limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |