O desafio do EAD no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A pandemia do Covid-19 exigiu que medidas fossem tomadas para conter o contágio da doença, dentre essas medidas destaca-se o fechamento de instituições de ensino presencial, o que fez com que as escolas fossem obrigadas a adotar o sistema de ensino a distância. Esse sistema, rodeado de polêmicas, cria diversos problemas para professores e estudantes, além de ser um sistema segregacionista, uma vez que não permite aos mais pobres o acesso à educação. (Apresente a tese de modo mais explícito)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) A adoção do EAD (Desenvolva a sigla) limita, e muito, a interação entre aluno e professor, uma vez que, nesse sistema, todos os alunos são obrigados a acompanhar a aula em um tempo ditado pelo professor, não há espaço para um tratamento individualizado, as perguntas têm que ser feitas diante dos outros alunos, o que nem todos se sentem confortáveis em fazer (Reestruture essa discussão). O mais viável a se fazer, nesse caso, seria a criação de um canal onde (Reveja pronomes relativos) os alunos pudessem falar diretamente ao professor fora do momento da aula, como o aplicativo "Whatsapp", um ponto importante, nesse caso, é que as dúvidas devem ser mandadas em horários pré-determinados, evitando qualquer inconveniente durante o tempo privado dos professores. (Reformule as discussões. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, deve-se ter em vista que o desafio se torna ainda maior em grandes redes de ensino, como a rede pública do estado de São Paulo. Nessa rede, as aulas são transmitidas através do Centro de Mídias de São Paulo, nessas aulas têm-se, apesar da dedicação dos professores, uma grande impessoalidade, milhares de alunos assistem simultaneamente à aula e interagem através de um chat comum, onde (Reveja pronomes relativos), não raro, vândalos praticam "flood" (Reestruture essa discussão). O suporte das escolas também não é capaz derrubar a barreira entre alunos e professores, maioria das escolas sequer criaram sistemas para criar qualquer tipo de interação, apenas postam as atividades que devem ser feitas em blogs. (Abordagem limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Temos ainda mais duas limitações importantes: a impessoalidade diminui a autoridade do professor sobre o aluno, o que coloca a escola em segundo plano na vida do estudante (Achismo), e, a pior de todas, a exclusão dos estudantes de baixa renda, que não têm acesso às redes digitais ou mesmo que possua uma deficiência que impeça o uso dos recursos vigentes (Melhore a apresentação dessa discussão). Esse último fator limitante vai contra a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição, que garantem a educação e a formação a todos, independentemente de sua condição social ou física, além de aumentar a defasagem entre estudante das escolas públucas e particulares. (Desenvolvimento limitado das discussões)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) As demandas impostas nos obrigam a se adaptar a sistemas a distância que deixam a desejar tanto na qualidade do ensino quanto na acessibilidade. Assim, cabe aos estados da União (Boa. Apresenta o agente) fornecer estrutura para que todos possam acessar às aulas virtuais, a exemplo do convênio que foi feito em São Paulo com operadoras de celular, para os alunos usarem a internet gratuitamente para assistir às aulas, e às escolas de fornecerem um maior suporte aos alunos, aproximando-os dos professores (Vírgula) usando de recursos como aplicativos de conversa para estabelecer esse contato. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Desenvolva as ideias com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200