Em 1904, (Sem vírgula) foi anunciado nos jornais brasileiros um curso de datilografa por correspondência, sem dúvidas é o primeiro registro que se tem de Educação a Distância no país (Melhore a construção de sentido). Atualmente, apesar do avanço tecnológico o EaD ainda possui obstáculos para que seja efetivado de maneira justa e igualitária. Isso ocorre, (Sem vírgula) ora por questões financeiras, ora pela dificuldade que tem a sociedade em adaptar - se a novas realidades. (Contextualize o tema. Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é imprescindível ressaltar o quanto fatores econômicos interferem no bem - estar social, sobretudo, na educação (Boa. Retoma a tese). Inesperadamente, por consequência da pandemia do novo Corona vírus coronavírus, foi decretado o isolamento social impossibilitando os alunos de irem à escola, em vista disso foi adotado o ensino via internet (Melhore a apresentação dessa ideia). Todavia, uma parcela dos alunos foram prejudicados pelo fato de não possuir acesso à internet ou até mesmo aparelhos, já dizia o filósofo Thomas More é impossível que haja felicidade em uma comunidade, sem que haja igualdade em todas as coisas (Reveja a seleção lexical). Dessa forma, é notório a existência da desigualdade e a má distribuição de renda no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Outro fator diz respeito à dificuldade de mudança na mentalidade da sociedade, especificamente na área da educação (Boa. Retoma a tese). Apesar de que o EaD, (Sem vírgula) seja um tema de discussão atual, esse método de ensino já foi utilizado anteriormente em solo brasileiro, por meio do rádio, televisão e correspondência. Incontestavelmente, muitos acreditam que só é possível o aprendizado em um espaço físico com um professor e no rigor das instituições escolares. E o resultado disso, (Sem vírgula) é comprovado pela dificuldade dos professores em utilizar recursos tecnológicos e similarmente pela baixa capacidade dos alunos em organizar um cronograma de estudo fora das salas de aula. Sendo assim, faz - se mister uma maior atenção do Estado na área da educação, uma vez que se trata de um direito social.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de responsabilidade do Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) elaborar um projeto que vise fornecer tablets para os alunos de baixo poder aquisitivo e preparar os professores para a utilização da tecnologia no ensino através de cursos e palestras, paralelamente o Ministério da Ciência e Tecnologia deve criar uma rede de WiFi - social de maneira que possibilite o acesso as aulas. Isso deve ser feito de uma forma justa e consciente, levando - se em conta a limitação de recursos públicos a família do aluno de baixa condições financeiros deverá comprovar a insuficiência de recursos, para que assim seja beneficiado com o aparelho digital e acesso à internet. Por fim, será possível a redução das desigualdades e assim concretizar - se - ão os objetivos da Constituição Federal, que é construir uma sociedade justa, livre e igualitária.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto senti falta de um planejamento textual. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |