Democratização da Educação - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A evolução dos meios tecnológicos ao longo do tempo trouxe a difusão do acesso ao Ensino à Distância (EaD), o qual se apresenta como ferramenta necessária para a democratização da educação no Brasil. Porém, apesar deste aspecto, tal categoria enfrenta grandes desafios. (Ideias fragmentadas) Tais como: a falta de credibilidade por parte da sociedade e a inadaptação dos alunos a esta modalidade. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, vê-se que grande parte da sociedade não deposita confiança na eficiência desse método. Isto ocorre devido às ideias criadas sobre a escassa interação docente-discente; a desconfiança do mercado de trabalho e o mito da aprovação fácil (Reestruture essa discussão). Afirmativas que perpetuam pré-conceitos que associam esta modalidade à má qualidade. Por conseguinte, vagas oferecidas por instituições de educação à distância - que segundo o Inep (Desenvolva a sigla), em 2018, totalizaram mais da metade do ingresso ao ensino superior – não são preenchidas no total ou sofrem desistência. Dessa forma, não há o balanceamento necessário para acelerar o progresso educacional brasileiro. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas, delimitadas e mais articuladas)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em outra análise, é importante observar a questão da adaptação dos alunos ao ensino. (Ideias fragmentadas) Visto que, (Sem vírgula) o EaD flexibiliza os tempos e os espaços da aprendizagem, exigindo dos estudantes autonomia frente ao conhecimento. Trazendo à tona a necessidade de uma educação remota que busque um atendimento mais individualizado, de modo que possa responder as dificuldades do discente. Evitando (Vírgula) assim, a evasão escolar que tanto assola a Educação a Distância, uma vez que a taxa de êxodo vai de 25% a 50%, segundo o CENSO EAD. Desse modo, será possível realizar uma educação que move o desenvolvimento pessoal, assim como afirmou o ativista sul-africano Nelson Mandela, e reduz desigualdades em um país continental. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Fica claro, portanto, os obstáculos que o EaD enfrenta, e a necessidade de amenizá-los. Com isso, urge ao Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente)(Sem vírgula) equalizar a grade curricular dos cursos e séries escolares em ambas as modalidades (presencial e a distância), estando em contato com os as instituições de ensino e implementando microcertificados que proporcionarão qualificação e até mesmo o ingresso no mercado de trabalho. (Ideias fragmentadas) Com a finalidade de elevar a confiança dos usuários. Além disso, esses institutos devem capacitar os docentes para lidarem com os novos métodos tecnológicos, e fornecer orientações aos alunos, por meio de profissionais pedagogos, ajudando-os a se adaptarem a modalidade. Assim, será possível reverter a realidade educacional brasileira, viabilizando o acesso à educação. ​​​​​​​(Desenvolva a proposta de acordo com a estrutura do texto)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200