De acordo com o pai da nação sul-africana e líder na luta contra o regime do apartheid, Nelson Mandela, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, porém o ensino ainda é uma das dificuldade enfrentada no Brasil, principalmente à distancia. Não só por conta da falta de internet e meios adequados para o estudo, mas também, no caso de crianças e adolescentes que precisam de mais amparo, alguns dos pais não estão preparados para ensiná-los. (Boa. Contextualiza o tema. No entanto, a tese precisa estar explícita)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) É relevante abordar uma pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) (Vírgula) divulgada em 2.019, afirmando que 58% dos domicílios brasileiros não têm acesso a computadores e que 33% destes não dispõem de internet. Um número muito grande de alunos que não conseguem acessar adequadamente os meios de estudo e de atividades. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Vale ressaltar também que grande parte dos pais e responsáveis brasileiros de classe baixa não possuem uma formação completa nem mesmo de ensino fundamental, sendo assim, não conseguem auxiliar seus filhos nas atividades propostas pelos professores. Crianças e adolescentes precisam de certa atenção maior, por possuírem maiores dificuldades. (Desenvolvimento limitado)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Verifica-se então que há uma dificuldade em relação ao Ensino à Distância no Brasil. Por conta disso, cabe ao prefeito da cidade (Boa. Apresenta o agente), com investimentos, instalar internet em locais públicos, para que assim, (Sem vírgula) a população possa ter fácil acesso às plataformas de ensino. Além disso, colocar computadores em locais como bibliotecas, para uso gratuito, pode diminuir os problemas do ensino à distância.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |