EAD PARA TODOS: - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
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É notório que as inovações tecnológicas proporcionaram grandes avanços para com a educação, como por exemplo, (Sem vírgula) o ensino à distância. Entretanto, no panorama atual do Brasil, são visíveis os diversos desafios no aprendizado a distância que devem ser enfrentados, tais como: os problemas com o aprendizado (Veja sinônimos) dos alunos no EAD (Desenvolva a sigla) e a dificuldade de acesso dos menos favorecidos ao ensino. (Boa. Apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sabe-se que o aprendizado pelo ensino a distância não tem se mostrado tão eficaz em comparação ao ensino presencial. Segundo o Sindicato das escolas particulares de Minas Gerais - onde várias escolas devido ao isolamento social decorrente da crise do COVID-19 tiveram de optar pelo ensino a distância – registrou em média o cancelamento de cerca de 40% das matrículas devido ao baixo rendimento dos alunos. Deduz-se, portanto, que o EAD no país necessita de aprimoramento. (Discussão pertinente, no entanto desenvolvida de modo limitado)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, o EAD no Brasil ainda não é uma realidade de todos – visto que seu uso depende da internet, e nem toda população possui renda suficiente para pagar uma conexão banda larga. A exemplo disso, em 2018 (Vírgula) pesquisas do IBGE (Desenvolva a sigla) revelaram que cerca de 46 milhões de brasileiros não possuem condições de ter acesso à internet. Logo o acesso ao ensino a distância pelos mais pobres é praticamente inviável. (Abordagem limitada do tema. Explore mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É inegável que o modelo de aprendizado a distância possui diversos desafios a serem enfrentados. É necessário que haja a implementação - por meio do Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) - do EAD em conjunto com o método presencial desde o ensino infantil, para que ocorra a adaptação aos dois métodos de ensino simultaneamente. Ademais, cabe ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações a inserção de redes de internet gratuitas em regiões mais pobres onde o acesso à internet é escasso, desse modo o ensino a distância será de fato para todos.

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, no entanto foram exploradas de modo superficial. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para melhorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200