É notório que as inovações tecnológicas proporcionaram grandes avanços para com a educação, como por exemplo, (Sem vírgula) o ensino à distância. Entretanto, no panorama atual do Brasil, são visíveis os diversos desafios no aprendizado a distância que devem ser enfrentados, tais como: os problemas com o aprendizado (Veja sinônimos) dos alunos no EAD (Desenvolva a sigla) e a dificuldade de acesso dos menos favorecidos ao ensino. (Boa. Apresenta a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Sabe-se que o aprendizado pelo ensino a distância não tem se mostrado tão eficaz em comparação ao ensino presencial. Segundo o Sindicato das escolas particulares de Minas Gerais - onde várias escolas devido ao isolamento social decorrente da crise do COVID-19 tiveram de optar pelo ensino a distância – registrou em média o cancelamento de cerca de 40% das matrículas devido ao baixo rendimento dos alunos. Deduz-se, portanto, que o EAD no país necessita de aprimoramento. (Discussão pertinente, no entanto desenvolvida de modo limitado)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o EAD no Brasil ainda não é uma realidade de todos – visto que seu uso depende da internet, e nem toda população possui renda suficiente para pagar uma conexão banda larga. A exemplo disso, em 2018 (Vírgula) pesquisas do IBGE (Desenvolva a sigla) revelaram que cerca de 46 milhões de brasileiros não possuem condições de ter acesso à internet. Logo o acesso ao ensino a distância pelos mais pobres é praticamente inviável. (Abordagem limitada do tema. Explore mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) É inegável que o modelo de aprendizado a distância possui diversos desafios a serem enfrentados. É necessário que haja a implementação - por meio do Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) - do EAD em conjunto com o método presencial desde o ensino infantil, para que ocorra a adaptação aos dois métodos de ensino simultaneamente. Ademais, cabe ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações a inserção de redes de internet gratuitas em regiões mais pobres onde o acesso à internet é escasso, desse modo o ensino a distância será de fato para todos.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, no entanto foram exploradas de modo superficial. Mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para melhorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |