A democratização do acesso ao EAD - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 10/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direto à educação e ao bem-estar social. Contudo, diante do isolamento social proposto pela OMS ( Organização Mundial da Saúde) para o combate a COVID-19, a educação no Brasil está sendo realizada de maneira remota, modalidade que evidenciou os desafios a serem superados (Vírgula) a fim de o ambiente virtual ser usado para a formação de crianças e jovens. Tais desafios podem ser exemplificados pela falta de democratização do acesso à internet no país e a desigualdade social. (Boa. Contextualiza o tema e apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, é evidente que grande parte da população brasileira não tem acesso à internet, pois de acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais da metade dos brasileiros ainda não tem este recurso.Com isso, é admissível dizer, (Sem vírgula) que a educação à distância não é um fator democratizado no Brasil, pois para ter acesso a ela é necessário conexão à internet. (Abordagem limitada do tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Vale ressaltar (Vírgula) também, que a desigualdade social é um problema que afeta em especial, (Sem vírgula) os países que encontram-se em vias de desenvolvimento, incluindo o Brasil.Posto isso, é cabível afirmar, (Sem vírgula) que a realidade da desigualdade social é refletida diretamente no acesso ao EAD (Ensino à Distância), pois muitas pessoas da sociedade brasileira são impossibilitadas, por conta da renda baixa, de adquirir uma conexão com a internet. (Desenvolvimento limitado do tema proposto)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para que o EAD tenha um acesso democratizado no Brasil. Para isso, cabe ao Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), (Sem vírgula) formular programas de acesso à internet para as pessoas que precisam do ensino remoto e não têm condições para ter o acesso à internet, com a finalidade de superar os desafios de obtenção do ensino á à distância. Cabe também, (Sem vírgula) aos meios midiáticos, (Sem vírgula) exibir propagandas estimulando a obtenção de conhecimentos através da educação, a fim de promover uma melhor qualidade vida, diminuição da desigualdade social no Brasil e uma maior valorização nos estudos.Assim, tornar-se-á possível, ​​​​​​​(Sem vírgula) melhorias no acesso ao ensino remoto e uma educação mais valorizada.

Comentários do corretor


Sugiro que elabore um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias ao longo do desenvolvimento. No mais, mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para melhorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200