A educação é base fundamental na formação pessoal, social e profissional do indivíduo. (Ideias fragmentadas) E, (Sem vírgula) é por meio dessa prorrogativa pela qual muitos indivíduos brasileiros construirão opiniões próprias e, principalmente (Vírgula) sua identidade social na sociedade. Dessa forma, hoje o ensino ganhou variabilidade, ou seja, conhecimento não ficou apenas em salas de aulas, mas expandiu-se para plataformas digitais, (Sem vírgula) online e proporcionou a Educação à Distância (EAD). No entanto, embora seja moderno, não é universal, pois esbarra na desigualdade social do país e na geografia brasileira, cuja cobertura de internet não abrange as regiões interioranas de forma qualitativa. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Nesse contexto, infere-se a questão do ensino a distância na realidade social do Brasil. Posto isto, mais que atribuir modernidade educacional em ambientes virtuais e professores onlines, a resolução inicial deve primar pela qualificação das políticas públicas para depois igualar educação digital qualitativa. Sendo assim, num país problematizado por desigualdades sociais, tais como: distribuição de renda concentrada pela elite (Melhore a apresentação dessa discussão), desemprego e dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD (Vírgula) a qual mostra um público elitista com maior acesso à internet. Assim, os desafios em quantificar de maneira democrática e universal o ensino EAD permanece apenas nos filmes de ficções do cineasta Steven Spielberg.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, falta ressaltar uma dualidade, de um lado a educação via internet busca espaço (Vírgula) de outro há o impasse geográfico brasileiro, no qual em muitas regiões a cobertura de acesso é remota e, às vezes, inexistente; seja pela falta da iniciativa do poder governamental municipal, seja pelo inerte interesse do empresariado em investir nessas regiões (Boa. Retoma a tese). Por isso, o Brasil precisa adequar-se, modernizar não apenas os campos de plantação e rebanho dentro do agronegócio, mas evoluir seus pequenos municípios e, assim, permitir cidades rurais evoluídas ao futuro do conhecimento à distância. (Desenvolva as discussões de maneira mais produtiva)
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, percebe-se os desafios enfrentados para difundir a educação a distância no Brasil. Então, é necessário perfectibilizar (Reveja a seleção lexical) resultados. Cabe ao Ministério da Infraestrutura e da Integração nacional (Boa. Apresenta o agente) formar parceria e buscar estudar as regiões brasileiras mais prejudicadas pelo acesso à internet. Logo, por intermédio de uma Medida Provisória – MP a estruturação possível de cabeamentos e provedores de internet devem ser instalados nesses lugares. Tal iniciativa permite proporcionar investimentos e, consequentemente, trazer outras realidades digitais de educação. Além de melhorar mais um pouco a desigualdade e construir um país justo.
Comentários do corretor
Boa produção textual. Sugiro que mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para melhorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |