Apesar de estar prevista como uma das ferramentas na educação brasileira, o ensino a distância na prática vem mostrando-se como um grande desafio. O que deveria ser uma alternativa para as escolas e alunos, revela a falta de uma estrutura básica, que dificulta a transmissão de aulas e o acesso pelos alunos, e precariedade de treinamentos dos professores para uma preparação ideal para ministrarem conteúdos de maneira remota. (Melhore a apresentação das discussões. Reformule e apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Nesse cenário, é importante ressaltar como o despreparo dos professores com esse tipo de tecnologia tornou-se um obstáculo para educação a distância. Com o país assolado pela pandemia do novo coronavírus, o uso do ensino de forma remota tornou-se necessário para preservação da saúde, e as dificuldades de adaptação dos professores com a nova realidade, (Sem vírgula) trouxe à tona a falta de disponibilização de treinamento das escolas para os professores. Essa dificuldade de repassar de maneira adequada os conteúdos programáticos vem causando prejuízos inevitáveis ao ano letivo em curso. (Discussões pertinentes, no entanto desenvolvidas de modo limitado)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a precária situação em que vivem a maior parte dos alunos também provocam impacto na educação a distância. Sem acesso à internet de qualidade, e equipamentos de informática indicados, a maioria estão está enfrentando dificuldades para assistir as aulas de maneira remota, além de não conseguirem manter uma rotina de estudos em casa. Isso vem preocupando pais e professores, pois a falta de adaptação ao sistema de ensino remoto tem afetado a frequência escolar, o que pode acabar influenciando no aumento da escola por aulas (Problemas na construção de sentido) que não tem a estrutura para estudar em casa. (Abordagem limitada do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que não haja mais prejuízo ao sistema educacional brasileiro, deve-se iniciar com urgência a estruturação de escolas, realizando-se o treinamento adequado dos professores, para que (Vírgula) assim, quando necessária a utilização do ensino a distância, esse seja feito corretamente, mantendo-se a qualidade da educação. Faz-se fundamental (Vírgula) também, que os governos disponibilizem tecnologias que possibilitem o acesso uniforme em todo o país as aulas, por meio de internet de qualidade ou um canal de televisão.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas por meio de um projeto de texto, evitando uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |