Em “Amor nos tempos do Cólera”, o escritor Gabriel García Márquez narra cenas de marinheiros isolados em navios por causa da doença que intitula o livro. Contemporaneamente, a realidade brasileira mostra-se similar à ficção, posto que a pandemia de Covid-19 impõe o isolamento social, sobretudo, aos estudantes que se encontram privados do ensino presencial e de meios para acessar a Educação a Distância (EaD). Logo, o ensino remoto padece com a falta de equipamentos tecnológicos e com a difícil adaptação da comunidade escolar aos dispositivos digitais. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) A priori, pontua-se que EaD foi imposta abruptamente em virtude da pandemia, sem a devida preparação de estruturas tecnológicas, como o acesso gratuito à internet. Tal fato resulta numa disparidade de ensino, principalmente entre alunos do campo e da cidade. Esse cenário segregacionista determina um prejuízo inconteste para os jovens, pois muitos deles perdem conteúdos que eram ministrados apenas presencialmente (Recorte pertinente, mas abordado de modo limitado). Exemplo disso são estudantes que residem em áreas rurais, uma vez que pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que 53,5% de campesinos não têm conexão com a “web”. Portanto, a falta de estrutura tecnológica aos educandos é um dos obstáculos à EaD no Brasil. (Boa. Retoma a tese)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a EaD enfrenta o despreparo de professores e alunos com ciberespaço (Boa. Retoma a tese). Nesse sentido, não só o currículo é prejudicado, mas também a socialização, a qual fica comprometida pelo uso inadequado de plataformas de videoconferência. Segundo o comunicólogo John Thompson, as interações mediadas excluem deixas simbólicas, ou seja, elementos intrínsecos ao encontro face a face, como tom de voz e gestos. Assim, a aprendizagem é comprometida (Vírgula) à medida em que a interação escolar não se efetiva integralmente, o que se torna mais um desafio a ser superado pela EaD no Brasil.
(Boa estratégia coesiva) Destarte, urge que a EaD no Brasil seja repensada a partir da inclusão digital. Nessa perspectiva, o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) deve disponibilizar a tecnologia para que o ensino remoto não seja mais uma forma de exclusão social. Para isso, a pasta do Governo Federal há de incluir, na dotação orçamentária de cada ano, verbas específicas para escolas investirem na aquisição e treinamento de sua clientela frente aos meios digitais. Ademais, parte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação destinada aos estados e municípios deve ser aplicada na capilaridade do acesso gratuito à internet, por meio de torres de transmissão instaladas em locais desprovidos de conexão. Isso com o fito de que a EaD não gere náufragos na educação brasileira.
Comentários do corretor
Boas discussões, mas algumas precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |