O método de Educação à Distância (EAD) é um dos principais recursos de ensino em nossa situação atual durante a pandemia do coronavírus. No entanto, é evidente que somente com ele não pode ser possível educar a população brasileira, já que nem todos possuem acesso a equipamentos ou a uma boa internet, sem contar com a autonomia disponibilizada aos alunos pela falta de professores atuando ativamente, gerando distrações e desafios para a aprendizagem do conteúdo. (Apresente a tese com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale questionar sobre as diferenças sociais e financeiras do nosso país, sabendo-se que elas influenciam na obtenção de aparelhos tecnológicos ou de uma ótima rede Wi-Fi, sendo condições necessárias para a possibilidade de EAD (Melhore a apresentação dessa ideia). Segundo a ONU (Desenvolva a sigla), o Brasil é considerado o 8°país com o maior índice de desigualdade social econômica do mundo. Isso é um problema que diminui bastante a distribuição de educação a todos, principalmente neste período de quarentena. (Discussões pertinentes, mas precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a falta de instrutores nos momentos de estudos dos alunos os permite organização e uma rotina de estudos próprias, o que pode acarretar em pouco aproveitamento de suas aulas e possíveis evasões (Argumento limitado). Segundo o Último Censo de EAD (Vírgula) em 2019, o percentual de fugas nele (nele quem?) chega até 50%. Esse problema precisa ser solucionado. (Desenvolvimento limitado da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, apesar do EAD ser uma boa maneira para lidar com a falta de ensino em nossos tempos de crise, apresenta dificuldades em manter ou propagar o serviço de ensino a todos que necessitam. Para amenizar essa situação, cabe aos profissionais da EAD (Especifique-os) promover formas variadas de interação com seus alunos (Vírgula) além de fornecer propostas alternativas para aqueles sem acesso à internet. Assim, a forma de ensino ganharia mais confiança e apoio, evitando a evasão escolar no processo. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas ao longo do desevolvimento, evitando um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |