Se no início o ensino a distância era visto com certa desconfiança, hoje em dia essa desmistificação vem acontecendo de forma rápida. Basta ler os dados dos últimos censos realizado pela ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), onde (Reveja pronomes relativos) no ano de 2018 o número de vagas ofertadas na modalidade EAD ultrapassou o número de vagas ofertadas no ensino presencial. Contudo, a maioria dos estudantes matriculados em cursos de graduação ainda optam pelo ensino tradicional. (Não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, devemos destacar a praticidade que o ensino EAD (Desenvolva a sigla) nos proporciona, como por exemplo, (Sem vírgula) estudar em qualquer lugar, nos horários que se mais se adaptam a nossa rotina, bem como a possibilidade de acessar às aulas em tempo real, ao vivo, pelo próprio aparelho celular, desktop, tablet dentre outros (Reestruture essa discussão). Em contra partida contrapartida, mesmo com toda essa perspectiva positiva ligada a essa nova modalidade de ensino é preciso salientar que nem todos os alunos encontram as condições ideais para desfrutar deste novo modelo, ou seja, é sabido que grande parte dos estudantes brasileiros ainda hoje não possui acesso à rede mundial de computadores (Vírgula) o que acaba os privando de ter acesso ao conteúdo disponível. (Abordagem superficial do tema proposto)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, uma pesquisa realizada pelo CGI (Comitê Gestor da Internet), (Sem vírgula) mostra que 49% dos brasileiros usam apenas o smartphones para entrar na internet, muitas das vezes este é o único meio de acesso à rede que possuem (Reestruture essa discussão). Ademais, alguns pesquisadores acreditam que o ensino a distância pode prejudicar a sociabilidade dos alunos, visto que a falta de interação venha ser prejudicial na vida dos acadêmicos. Outro desafio encontrado é quanto a organização dos estudos, pois, enquanto uma faculdade presencial te impõe um horário e uma rotina a ser seguida, isso não acontece para os que estudam no formato EAD, como consequência os próprios graduandos precisam se organizar e criar um bom plano de estudos para tirar o maior proveito de seus aprendizados, pois necessita de um bom planejamento. (Recorte superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Portanto. (Vírgula) é preciso que o governo federal (Boa. Apresenta o agente) reserve fundos de investimentos para criação de políticas públicas (Vírgula) a fim de democratizar o acesso à internet a população menos favorecida e organizar parcerias com as instituições de ensino superior com o intuito de oferecer bolsas parciais e integrais na modalidade em questão a este alunos, através de programas como o QUERO BOLSA e EDUCA MAIS BRASIL com o propósito de facilitar o ingresso em universidades públicas e privadas. Desse modo mais e mais alunos viram a ter acesso a este (Reformule essa ideia) novo mundo de saberes que é o ensino a distância (Vírgula) e com certeza vir a mudar o atual cenário
Comentários do corretor
Senti falta de um projeto de texto que pudesse garantir a progressão de ideias. Além disso, a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |