Se educar é preciso - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 02/07/2020

Status:

Corrigida
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O ensino a distância será um grande desafio para a educação no Brasil. E o fator desigualdade social, (Sem vírgula) será o maior problema de todos. A maioria dos estudantes de escola pública não tem nem o que comer, imaginar que terão acesso a ferramenta de tecnologia é quase improvável que essa nova realidade mundial, (Sem vírgula) chegue para todos e em tempo real (Melhore a apresentação dessa discussão). E mesmo para professores essa nova era, (Sem vírgula) não será fácil, é tudo muito novo e ninguém está preparado para isso. Os professores estão preparados para aula presencial, mexer com mídia virtual, (Sem vírgula) exigirá de todos um caminho de grandes descobertas e grandes desafios. (Reelabore as discussões iniciais e formule a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Quem encontrará as peças desse grande quebra cabeça? Como um aluno carente terá educação a distância? Se ele não tem equipamento tecnológico nem rede de internet em casa? Como? Como poderá tirar suas dúvidas? Já que grande parte dessa população carente são completamente analfabetos na questão mundo virtual. Os estudantes que já têm intimidade com a vida digital terão mais chances de aprender. Mas, e os que não têm? Como a educação chegará na vida dos naturalmente excluídos pela negligencia política? Não compreende a estrutura do texto)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Chegou a hora da verdade! Que haja politica educacional, que os governos parem de fazer de conta que se importa com os menos favorecidos, e verdadeiramente se importar. (Reformule essa discussão) Não há uma maneira como em um passe de mágica,  (Problemas na construção de sentido) todos os lares brasileiros de estudantes da rede pública, (Sem vírgula) amanhecer com um computador, impressora, câmera, fone e microfone, ou um celular. E um acesso à internet com rapidez. Não pode fazer isso da noite para o dia. Isto precisa de planejamento e tempo. Sem esquecer, que os esquecidos, não dispõem de nada, nem de sonhos. (Reformule e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)

(Boa. É uma estratégia coesiva) Para resolver esse grande problema, o governo (Boa. Apresenta o agente) terá que investir em internato para as crianças carentes. Lá elas irão se alimentar, estudar e viver. Quando a pandemia passar talvez esse modelo de educação infantil seja o mais eficaz de todos. E o país saberá que realmente está investindo em um futuro digno para todos. E os discentes que têm intimidade com a tecnologia não terão nenhum problema para se adaptar a nova realidade, afinal, eles adoram a realidade virtual (Evite esse tipo de construção). Basta o governo financiar a internet. O desafio está lançado, e todos terão que se adaptar a nova realidade do mundo. Vence, quem tiver mais coragem e capacidade de transformação. A vida mudou, mas não acabou! Enfrente e em frete! Se educar é preciso, por direito e por dever. (Evite construções clichês)

Comentários do corretor


É muito importante delimitar as discussões e desenvolver de acordo com a estrutura do texto. Evite um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200