Impasses na educação remota - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 02/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Segundo o filósofo Immanuel Kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Nesse sentido, segundo tal pensamento, mudanças no processo pedagógico ,diversas vezes, são positivas, mas dependendo de como forem aplicadas podem se tornar maléficas ao aprendizado: é o caso da ensino à distância no Brasil. Assim, não só pela dependência da tecnologia, como também pela necessidade de organização do estudante, o ensino "online" mal estruturado pode ser uma problemática. (Boa. Formula a tese)

(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, a necessidade do uso da internet para a existência do modelo EAD (Desenvolva a sigla) influencia negativamente a sua viabilidade. Essa situação se dá, uma vez que vários indivíduos não possuem internet em suas residências ou detêm um sinal fraco de conexão. Uma evidência desse fato é que, conforme a revista virtual "Exame", 45% das casas no país não dispõem do acesso à "web" (Boa. Apresenta dados). Consequentemente, observa-se que um ensino nesses moldes, (Sem vírgula) pode ser segregador a algumas parcelas sociais, diminuindo o acesso ao aprendizado. (Boa. Retoma a tese)

(Boa estratégia coesiva) De outra parte, é preciso pontuar que a necessidade do comprometimento e da organização por parte do aluno afeta ainda mais a qualidade da forma educacional à distância. Isso ocorre, pois, diferentemente das aulas presenciais,— nas quais são cobradas as chamadas de comparecimento do estudante —, o modelo de ensino pelo computador, muitas vezes, é feito em casa e não há a obrigatoriedade de se assistir ao conteúdo transmitido. Em decorrência disso, evidencia-se que, no ambiente residencial, diversas pessoas podem não conseguir aprender com eficácia por estarem sujeitas à preguiça gerada pelo conforto do lar, em conjunto com o fato de não haver um controle exato da atenção do discente, o que pode afetar o seu rendimento acadêmico. (Boa. Retoma a tese. No entanto, a abordagem do tema está superficial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Em razão disso, o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), principal competência que rege os investimentos nesse setor (Boa. Faz o detalhamento do agente), deve auxiliar o bom planejamento da EAD. Essa iniciativa pode ser feita por meio de subsídios direcionadas às equipes dos colégios e faculdades que adotarem esse tipo sistema, para o desenvolvimento de uma plataforma que não necessite da internet, como um aplicativo, por exemplo. O objetivo desse projeto é fazer com que a educação seja de acesso a um maior número de indivíduos. Ademais, essas plataformas devem possuir uma ferramenta que cobre dos alunos um maior comprometimento com as aulas. Somente assim, o ensino romperá todas as fronteiras físicas do país e poderá estar a um clique de cada um. (Boa. Apresenta a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Excelente produção textual. Sugiro que mantenha os aspectos positivos e exercite a escrita para melhorar os negativos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     850


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200