No livro “Ética”, Baruch Espinosa afirma que o conhecimento é o principal meio para o desenvolvimento das potencialidades, ou seja, o que cada indivíduo tem de melhor. Para a obtenção deste saber, é essencial o acesso à educação. Atualmente, com a pandemia ocasionada pelo coronavírus, a maioria das escolas brasileiras adotou o Ensino a Distância, EAD. Este apresenta-se desigual, visto que instituições particulares continuaram com o cronograma normal, por terem acesso aos bens tecnológicos; enquanto que as públicas não os possuem e, por isso, enfrentam dificuldades para oferecerem o conteúdo necessário. Portanto, é fato que a educação remota apresenta-se como um problema para a realidade brasileira. (Boa. Contextualiza e apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é essencial ressaltar as discrepâncias entre ensino particular e público, quanto ao formato digital. Para exemplificar, de acordo com pesquisa do Censo Escolar, 40% dos estudantes de escolas gratuitas não possuem acesso aos computadores. Em contrapartida, apenas 9% dos estudantes de instituições particulares não os têm. Dessa forma, é perceptível que o Ensino a Distância, EAD, funciona para aqueles com condições financeiras de possuírem bens tecnológicos, que são necessários para o ensino e aprendizagem de conteúdo. (As discussões precisam ser mais exploradas)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fato que os indivíduos com acesso à educação remota não se prejudicaram, na pandemia, com a ausência de conteúdo e, por conta disso, obterão certa vantagem nos vestibulares (Melhore a apresentação dessa ideia). Um exemplo, (Sem vírgula) do quanto a isso é preocupante, (Sem vírgula) refletiu no adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem, visto que isso ocorreu, principalmente, pela desigualdade presente no ensino brasileiro (Desenvolva essa discussão com clareza. Evite a repetição de ideias). Muitos pensaram que, dessa forma, seria possível, para os alunos sem o EAD, tentarem obter os conhecimentos requeridos para o teste, o que é difícil por não possuírem, além da tecnologia, o material didático.
(Boa estratégia coesiva) Logo, urge ao Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente), em conjunto aos Governos Municipais, construírem construir de áreas de informática, nas escolas públicas, com computadores e internet de acesso livre aos estudantes (Reveja se essa proposta resolve o problema em questão). Isso seria possível por meio de verbas oriundas do Governo Federal. Também, na pandemia, com devidos cuidados para a não contaminação com o coronavírus, caso existissem estes locais dotados de bens tecnológicos, os quais disponibilizados pelo Estado, a defasagem educacional não seria grande, visto que todos teriam oportunidade de aprendizagem. Dessa forma, haveria a possibilidade do desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo, assim como teorizado na obra “Ética”, visto que a educação estaria disponível a todos.
Comentários do corretor
Discussões pertinentes, mas precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |