Os problemas da educação a distância no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 02/07/2020

Status:

Corrigida
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Segundo o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”, a citação de Freire mostra um dos motivos pelo qual o ensino a distância é necessário no momento em que o mundo vive a pandemia causada pelo novo corona vírus (Reelabore essa ideia). No Brasil, a mudança causada pela substituição das aulas presenciais pelas remotas trouxe problemas tanto para alunos, quanto para professores, devido à dificuldade de acesso e manuseio da internet, exigindo-se medidas das autoridades para solucionar estas adversidades. (Boa. Apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) É certo que a base para o desenvolvimento de uma sociedade justa e democrática tem a educação como principal componente, por isso, mesmo nesse momento de aflições para toda a população mundial, que teve de organizar suas rotinas, enfrentar o medo da contaminação pelo vírus, a educação não pode parar (Reestruture essa discussão). Para isso, a internet tornou-se o local de encontros para o aprendizado, onde (Reveja pronomes relativos) alunos e professores, a distância, trocam conhecimento. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Contudo, com as diferenças sociais existentes no país, os problemas começaram a surgir, entre eles está a falta de acesso à internet por parte dos alunos de baixa renda, em que suas famílias não possuem renda suficiente para adquirir esse acesso (Melhore a apresentação dessa ideia). Outro problema encontrado nesse momento foi em relação aos estudantes que moram no interior, em locais onde não há sinal de banda larga. Já para os professores, existe o problema de não estarem acostumados com esse modo de ensino, quando muitos não utilizam frequentemente as tecnologias, ocorrem problemas para enviar ou receber trabalhos nas plataformas on-line. (Melhore o encadeamento das discussões. Evite uma argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Mediante os fatos expostos, é imprescindível que o Ministério da Educação (MEC) (Boa. Apresenta o agente), por meio de recursos financeiros concedidos aos estados e fiscalizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), disponibilize acesso à internet para os estudantes de baixa renda com créditos aos celulares dos que possuem estes aparelhos, e envio de ônibus com notebooks e internet para levar as aulas aos estudantes que não possuem celular e também  (Melhore o encadeamento das discussões) aos alunos da zona rural, tomando todas as medidas de prevenção a covid-19. Assim, a educação brasileira continuará gerando os bons frutos do conhecimento e a sociedade irá tornar-se cada vez melhor. (Proposta incompleta. Reestruture e apresente com mais clareza)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200