Democratização do ensino remoto no Brasil - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 02/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A declaração universal dos direitos humanos afirma que a educação é um direito de todos, durante a pandemia do coronavírus garantir esse direito tornou-se ainda mais difícil (Melhore a progressão de ideias). O isolamento social exigiu a paralisação preventiva das aulas presenciais e evidenciou o abismo existente entre as tecnologias disponíveis para o ensino a distância, os educadores e os alunos brasileiros. Esse cenário mostrou que é necessária a promoção da inclusão digital no sistema de ensino brasileiro. (Contextualiza o tema, mas não apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Inicialmente, cabe ressaltar que as novas tecnologias tendem a facilitar os processos de aprendizagem. Elas permitem a um público diverso o acesso ilimitado a uma infinidade de conteúdos audiovisuais, além da disponibilidade de ferramentas inovadoras de ensino. Porém, a efetividade dos meios digitais como instrumento de ensino depende de professores capacitados e munidos de recursos tecnológicos essenciais para o ensino a distância, além de alunos com uma estrutura familiar e financeira sólida que os permita ter acesso e usufruir dessa educação. (Desenvolvimento superficial. Explore mais as discussões apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Um segundo aspecto a ser ressaltado, (Sem vírgula) é que a maioria dos alunos e professores, especialmente das escolas públicas brasileiras (Vírgula) não possuem a estrutura e os recursos necessários para o ensino remoto. Ou seja, em situações de emergência, o seu uso isolado fica inviável por provocar uma significativa discrepância na democratização da educação (Desenvolva essa discussão com clareza). Essa situação contribui para o atraso no aprendizado e desnivelamento dos estudantes, que além de não possuírem em sua totalidade recursos básicos como acesso à internet e computadores, precisam se adaptar a esse formato de ensino que exige ainda mais autodisciplina do que o modo tradicional de ensino.

(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, para a democratização do ensino a distância, medidas como a unificação dos conteúdos e atividades dos ensinos fundamental e médio pelo Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) facilitariam a transmissão desse conteúdo em plataformas digitais e em meio televisivo. Assim, as escolas em casos de emergência poderiam disponibilizar as atividades unificadas impressas e os professores poderiam atuar no controle desse processo e como base de apoio para os alunos que necessitam. Além disso, é necessário que o governo brasileiro disponibilize os recursos tecnológicos necessários para as instituições de ensino e para os alunos, e promovam (Vírgula) também, cursos de capacitação para que os educadores desenvolvam suas habilidades com o método e as tecnologias de ensino a distância.

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando um recorte superficial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200