Dificuldades em tempos de pandemia - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 02/07/2020

Status:

Corrigida
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É do conhecimento de todos que, devido a pandemia do coronavírus, foi preciso que as pessoas se adaptassem a uma nova realidade. Evitar sair de casa, por exemplo, foi uma medida que necessitou ser tomada para impedir o contágio e proliferação da doença. (Não contextualiza o tema. Reformule as discussões e apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) No caso das instituições de ensino, como escolas e faculdades, o ensino a distância foi autorizado pelo Ministério da Educação (MEC). Contudo, muitos estudantes não possuem alcance aà internet ou a um computador, o que dificulta o acesso ao material online oferecido. (Argumentação limitada)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Segundo o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), 4,8 milhões de crianças e adolescentes, na faixa de 9 a 17 anos, não possuem acesso à internet. “Do ponto de vista da educação, a gente está com uma questão séria: o que é preciso fazer para que essas crianças e adolescentes tenham acesso a algum tipo de aprendizagem”, diz o chefe de Educação do Unicef, Ítalo Dutra. (Desenvolvimento limitado do tema proposto)

(Boa estratégia coesiva) Em vista dos argumentos apresentados, nota-se que ainda há muitos alunos que possuem dificuldade para se adequar as aulas a distância. Portanto, é necessário uma maior atenção para esse fato por parte do governo (Boa. Apresenta o agente), que deve oferecer suporte a esses acadêmicos ,pois todos os estudantes merecem ter o mesmo direito e alcance ao conhecimento. ​​​​​​​(Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e desenvolva as discussões de acordo com a estrutura do texto. Respeite o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200