A EAD (Desenvolva a sigla) é uma modalidade de ensino muito boa e útil, já que leva o ensino de grandes faculdades à pessoas em locais distantes dela, por exemplo. Contudo, para que esse processo ocorra, é necessário que essas pessoas tenham o equipamento que vai fornecer aulas a elas e que saibam como o utilizar. No Brasil, apesar de o EAD estar presente para alguns, outros enfrentam impasses e, além disso, não é a melhor forma de ensino para a educação infantil, que é muito afetada. (Reestruture e apresente a tese)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, é necessário ressaltar o contexto de pandemia que o mundo enfrenta e que (Cuidado com o queísmo. Reveja pronomes relativos), no Brasil, fez a discrepância decorrente da elevada desigualdade social tornar-se mais visível. A pandemia tornou, entre outras coisas, o EAD (Veja sinônimos) obrigatório caso o indivíduo queira se manter ativo no ensino. Entretanto, esses indivíduos sofrem com entraves por não terem o equipamento necessário: no estado do Pará, por exemplo, há 800 mil estudantes com dificuldades em se manter nos estudos - alguns por conta da adaptação e muitos por não terem sequer acesso à plataforma EAD, fato que poderia ser contornado se esse fosse aplicado em redes televisivas, que cobrem 84% dos domicílios no Brasil, segundo o IBGE (Desenvolva a sigla).
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o EAD não é tão eficaz ao se tratar de educação infantil, já que as crianças perdem o auxílio direto dos professores, o que é essencial para o aprendizado delas (Desenvolva essa discussão com mais clareza). Outrossim, as crianças têm de se interagir entre si para um bom desenvolvimento. Dessa forma, o EAD não deveria substituir completamente as aulas presenciais, que são de suma importância para os futuros adultos: (Reveja o recorte temático) deve ser apenas uma alternativa temporária para enquanto durar a pandemia.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, o EAD é um avanço importante, mas que deve ser bem planejado para ser aplicado de forma eficiente. Para durante a pandemia, o MEC (Desenvolva a sigla) , aliado à emissoras de televisão, com o intuito de ter maior alcance de transmissão do ensino para os estudantes, deveria transmitir aulas através de televisões diariamente, junto de atividades, durante a semana e em um horário fixo. Desse modo, o EAD teria um grande alcance no território nacional. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |