Acesso tecnológico e virtual para todos. - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 02/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Estamos vivendo uma pandemia supostamente no período de maior avanço tecnológico, em comparação as décadas anteriores. Em meio disso, nas redes sociais, é comum ver imagens de estudantes alegres em frente ao computador fazendo aulas on-line, para mostrar que a educação no país não parou. Vemos também muitos vídeos de professores que tentam de toda maneira inovar, para suas aulas pela internet serem tão produtivas quanto presencialmente. Porém, essa imagem que se mostra pode estar bem longe da realidade da maioria dos estudantes no Brasil, e o desafio da educação a distância é maior do que se imagina. (Não apresenta a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Para um melhor aproveitamento das aulas on-line é preciso dispor de uma boa tecnologia, seja um celular, tablet, laptop ou um computador. É necessária também uma internet banda larga de qualidade. O custo mensal para adquirir um aparelho e manter um plano de internet varia de acordo com a região, mas para uma família de renda baixa, é inviável (Esse argumento precisa ser mais explorado). Nos deparamos então com o primeiro desafio para a educação à distância.

(Boa estratégia coesiva) Outro desafio está na qualificação dos professores, (Sem vírgula) que nunca precisaram preparar uma aula on-line antes (Reestruture essa ideia). Além do mesmo (Use quando houver ideia de igualdade) ter que dispor de toda a tecnologia anteriormente mencionada, ele precisa se adequar ao novo cenário, totalmente diferente de uma sala de aula. O profissional precisa preparar aulas dinâmicas, além de estar familiarizado com as ferramentas necessárias, como os aplicativos e programas utilizados para acesso dos professores e alunos. (Argumentação limitada. Explore mais as ideias apresentadas)

(Boa estratégia coesiva) Enfim, é o momento do governo investir ainda mais na educação. Os professores devem receber treinamento e serem instruídos. Essa instrução pode ser por cartilhas virtuais, aulas e palestras on-line com profissionais da área. Deve se investir em levar acesso a todos os estudantes, fazer parcerias com empresas de internet e oferecer acesso grátis, ou até mesmo utilizar do bolsa família e criar uma bolsa internet, com um valor direcionado ao pagamento da mensalidade da internet (Veja sinônimos). Fazer parceria com fabricantes de aparelhos, (Sem vírgula) e distribuir tablets (Vírgula) por exemplo, aos estudantes da rede pública. Ao invés da propaganda de alunos e professores felizes fazendo aulas on-line, deve se investir na campanha de acesso para todos, assim realmente podermos dizer que (Melhore a construção de sentido) a educação no país não parou. (Não apresenta a proposta de intervenção propriamente dita)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura e o tema proposto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200