O Brasil não esta preparado para educação a distância - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 02/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A educação é um direito fundamental amparado pela Constituição Federal do Brasil, o ensino a distância é uma modalidade de ensino que apresenta fatores limitantes tanto para professores quanto para alunos, como o acesso dos alunos às aulas, a qualificação dos professores em plataformas digitais e o engajamento e motivação dos alunos em relação ao ensino. (Introdução superficial. Reestruture e apresente a tese)

(Melhore a coesão entre os parágrafos) Um desafio pode ser encontrado no que se refere ao acesso dos alunos às aulas. Apesar de grande parte da população ter acesso à internet, há um percentual que não possui, além disso o ensino a distância pode requerer para uma melhor qualidade de transmissão o acesso (Reveja sinônimos) por meio de um computador com configurações mínimas adequadas. Esse desafio pode então limitar o acesso a uma parte dos alunos, que por sua vez não estarão inclusos no processo de aprendizagem que lhes é de direito no primeiro e segundo grau. (Desenvolvimento superficial das discussões)

(Boa estratégia coesiva) Em relação a qualificação dos professores em plataformas digitais encontra-se outro outro possível limitante (Reestruture essa ideia). Diante do processo de globalização a inclusão digital tem abarcado cada vez mais pessoas, porém existem áreas e pessoas que têm dificuldade em se inserir neste processo ou que ainda oferecem resistência a ele. Assim a qualidade e disponibilidade do ensino podem comprometer a interação aluno-professor. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Outro desafio encontrado é a possível redução do engajamento e motivação dos alunos para com o ensino. A dificuldade de se concentrar em uma tela de computador somada à ausência dos estímulos encontrados no ambiente escolar podem interferir no nível de motivação. Essa interferência reduzirá a capacidade de reter informações assim como a iniciativa em buscar conhecimentos. (Argumentos limitados. Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Em vista disso existem desafios relevantes que devem ser considerados antes da implantação dessa modalidade de ensino (Vírgula) pois a relação de mediador que o professor estabelece entre o conhecimento e o aluno pode sofrer interferência crítica e prejudicar o processo de ensino-aprendizagem. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200