A educação é um direito fundamental amparado pela Constituição Federal do Brasil, o ensino a distância é uma modalidade de ensino que apresenta fatores limitantes tanto para professores quanto para alunos, como o acesso dos alunos às aulas, a qualificação dos professores em plataformas digitais e o engajamento e motivação dos alunos em relação ao ensino. (Introdução superficial. Reestruture e apresente a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Um desafio pode ser encontrado no que se refere ao acesso dos alunos às aulas. Apesar de grande parte da população ter acesso à internet, há um percentual que não possui, além disso o ensino a distância pode requerer para uma melhor qualidade de transmissão o acesso (Reveja sinônimos) por meio de um computador com configurações mínimas adequadas. Esse desafio pode então limitar o acesso a uma parte dos alunos, que por sua vez não estarão inclusos no processo de aprendizagem que lhes é de direito no primeiro e segundo grau. (Desenvolvimento superficial das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Em relação a qualificação dos professores em plataformas digitais encontra-se outro outro possível limitante (Reestruture essa ideia). Diante do processo de globalização a inclusão digital tem abarcado cada vez mais pessoas, porém existem áreas e pessoas que têm dificuldade em se inserir neste processo ou que ainda oferecem resistência a ele. Assim a qualidade e disponibilidade do ensino podem comprometer a interação aluno-professor. (Desenvolvimento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Outro desafio encontrado é a possível redução do engajamento e motivação dos alunos para com o ensino. A dificuldade de se concentrar em uma tela de computador somada à ausência dos estímulos encontrados no ambiente escolar podem interferir no nível de motivação. Essa interferência reduzirá a capacidade de reter informações assim como a iniciativa em buscar conhecimentos. (Argumentos limitados. Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em vista disso existem desafios relevantes que devem ser considerados antes da implantação dessa modalidade de ensino (Vírgula) pois a relação de mediador que o professor estabelece entre o conhecimento e o aluno pode sofrer interferência crítica e prejudicar o processo de ensino-aprendizagem. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |