Diante de tal situação que todo o globo terrestre vem encarando e por conseguinte todas as suas medidas restritivas e de distanciamento social, a sociedade brasileira se viu diante da seguinte pergunta: e os nossos estudantes, como ficaram? (Reformule as discussões iniciais. Formule a tese)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Numa resposta imediata e de um posto de vista utópico se concluiu: aulas on-line, afinal, estamos na era da comunicação virtual e a internet se tornou um item indispensável, porém, (Sem vírgula) na realidade o contexto vivido por professores e alunos não é tão lógico quanto parece. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A começar pelo simples fator de que, (Sem vírgula) nem professores, nem alunos, das esferas públicas e privadas, não tinham a menor ideia de como transmutar o que era vivido e estudado em sala de aula para vídeo conferências e um ambiente totalmente virtual, esse ponto em questão se observou pela dificuldade de professores em passar o conteúdo e explanar de forma clara aquilo que estava sendo exposto, em se tratando de cursos de ensino superior e cursos técnicos, toda a parte prática se tornou impossibilitada. (Reestruture as discussões. Desenvolva de acordo com o tema proposto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Não bastasse a situação supracitada, um outro ponto se evidenciou: nem todos alunos têm acesso à internet de qualidade, seja por condições financeiras, seja por condições geográficas, alunos que residem na zona rural que o digam, numa exemplificação, (Melhore o encadeamento textual) o aluno da zona rural que desejasse assistir as aulas , (Sem vírgula) deveria se deslocar até a casa de um parente ou amigo para assim se manter on-line, porém, tal atitude poderia expor o mesmo a descumprir medidas de isolamento. (Reformule as discussões e desenvolva de acordo com a estrutura do texto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) A essa lista que contém centenas, talvez milhares de pontos a serem analisados e suas respectivas soluções serem encontradas podemos acrescentar: queda de sinal durante as aulas, falta de compreensão por parte do aluno em relação a matéria e infelizmente o professor não conseguir elucidar a mesma (Use quando houver ideia de igualdade), fraudes durante as avaliações, falta de atenção do aluno durante a aula, uma vez que em casa ele terá uma série de distrações no momento da aula, ausência nas aulas. (Não compreende a estrutura do texto)
(Melhore a coesão entre os parágrafos) Aos alunos que estão em uma faculdade no seu último ano, embora não é uma postura assumida, empresas não dão o mesmo peso ao formado por EAD que dá ao aluno formado presencialmente. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Por fim, a tecnologia está no nosso cotidiano, ela é uma ferramenta poderosa e muito útil, porém, (Sem vírgula) seu uso em determinadas questões merece e deve ser melhor estudado e compreendido, como o caso da educação, onde (Reveja pronomes relativos) nos vemos sem muito preparo para um ambiente de aprendizagem virtual, desejo que tudo isso logo se resolva, e que educação e tecnologia andem de mãos dadas. (Evite construções clichês. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com a estrutura do texto, além de respeitar o recorte temático. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |