A aula remota como uma realidade próxima. - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 01/07/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Constituição Federal de 1988- norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro- garante a educação como direito de todos. No entanto, em situações onde  em que ir à escola torna-se inviável, o sistema educacional brasileiro se mostra falho em fornecer ensino à distância. Esse problema advém, sobretudo, da ausência de equipamentos básicos em famílias de baixa renda, o que agrava a desigualdade social vivenciada pelo Brasil. (Boa. Apresenta a tese. Faltou contextualizar o tema com mais clareza)

(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, a falta de recursos para acompanhar a aulas online dificulta a democratização do ensino fora do ambiente escolar (Boa. Retoma a tese). Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) cerca de 25% dos brasileiros não têm acesso à internet. Isso se deve, em parte, a má distribuição de renda e provoca a elitizacão do acesso ao ensino à distância, uma vez que, sem recursos, alunos de baixa renda não conseguem ter acesso às aulas remotas. Nesse viés, enquanto parcela do país for privilegiada, o direito constitucional será uma realidade distante para parte da população. (Discussões pertinentes, mas precisam ser delimitadas e articuladas)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, uma comunidade que restringe o acesso à educação corrobora com a desigualdade, já que a mesma (Use quando houver ideia de igualdade) é uma ferramenta fundamental no processo de inclusão social. Segundo o filósofo Paulo Freire, "se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda", de fato a escola tem papel indispensável na formação de uma sociedade inclusiva (Desenvolva essa discussão). Desse modo, é necessário que medidas sejam tomadas para acabar com a exclusão social.

(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a necessidade em fornecer um ensino eficaz à população. Para tanto, o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) deve garantir ao brasileiro o acesso à educação, (Sem vírgula) por intermédio de políticas que assegurem aos estudantes de rede pública todos os recursos necessários para a realização de aulas online, a fim de evitar a restrição do acesso ao ensino básico no Brasil. Dessa forma, os brasileiros verão o direito garantido pela Constituição como uma realidade próxima. (A proposta está incompleta)

Comentários do corretor


Discussões pertinentes, mas precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200