A Constituição brasileira de 1998 garante os direitos básicos e inalienáveis à população e por isso ficou conhecida como Constituição cidadã. Entretanto, ao analisar os desafios na educação a distância, (Sem vírgula) percebe-se que, na realidade brasileira, os ideais da carta magna não são cumpridos, e procura-se entender como a desigualdade social e o desinteresse dos alunos corroboram para potencializar o problema. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é lícito postular a desigualdade social como impulsionadora desse revés (Boa. Retoma a tese). Segundo a pesquisa TIC Domicilios, 20 milhões de domicílios no Brasil não possuem internet. Nesse sentido, vê-se que o EAD (Educação a Distância) não contempla todos os alunos existentes (Desenvolva mais essa discussão). Por conseguinte, esses estudantes, (Sem vírgula) ficam inviabilizados de estudar e são negligenciados do acesso à educação.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator a ser salientado é o desinteresse dos alunos (Boa. Retoma a tese). (Ideias fragmentadas) Uma vez que não existe a aproximação com os professores, os estudantes perdem o foco nos estudos (Abordagem superficial, reestruture). Consequentemente, aumentam os índices de evasão escolar, pois muitos alunos não se adaptam a esse método de ensino.
(Boa estratégia coesiva) Logo, constata-se que educação a distância é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, sugere-se que o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) criem um serviço digital e gratuito de aulas onlines dedicadas ao ensino fundamental e médio, por meio de parceria com cursinhos online, a fim de que todos tenham acesso de qualidade (Reveja se isso resolve o problema). Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática. (Proposta de intervenção incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas foram pouco exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |