Educação a distância - Banco de redações


Desafios na Educação a Distância no Brasil

Enviada em: 01/07/2020

Status:

Corrigida
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A Constituição brasileira de 1998 garante os direitos básicos e inalienáveis à população e por isso ficou conhecida como Constituição cidadã. Entretanto, ao analisar os desafios na educação a distância, (Sem vírgula) percebe-se que, na realidade brasileira, os ideais da carta magna não são cumpridos, e procura-se entender como a desigualdade social e o desinteresse dos alunos corroboram para potencializar o problema. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é lícito postular a desigualdade social como impulsionadora desse revés (Boa. Retoma a tese). Segundo a pesquisa TIC Domicilios, 20 milhões de domicílios no Brasil não possuem internet. Nesse sentido, vê-se que o EAD (Educação a Distância) não contempla todos os alunos existentes (Desenvolva mais essa discussão). Por conseguinte, esses estudantes, (Sem vírgula) ficam inviabilizados de estudar e são negligenciados do acesso à educação. 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, outro fator a ser salientado é o desinteresse dos alunos (Boa. Retoma a tese)(Ideias fragmentadas) Uma vez que não existe a aproximação com os professores, os estudantes perdem o foco nos estudos (Abordagem superficial, reestruture). Consequentemente, aumentam os índices de evasão escolar, pois muitos alunos não se adaptam a esse método de ensino. 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Logo, constata-se que educação a distância é um tema relevante e que carece de soluções. Portanto, sugere-se que o Ministério da Educação (Boa. Apresenta o agente) criem um serviço digital e gratuito de aulas onlines dedicadas ao ensino fundamental e médio, por meio de parceria com cursinhos online, a fim de que todos tenham acesso de qualidade (Reveja se isso resolve o problema). Tal medida visa combater o impasse de forma precisa e democrática. (Proposta de intervenção incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, mas foram pouco exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200