No livro "A República" de Platão, (Sem vírgula) é retratada a fórmula para uma sociedade ideal, livre de injustiças, da anarquia e do caos completo. Analogamente, diante no cenário brasileiro é inegável a existência de impasses que impossibilitam tal harmoniosa administração. Nesse contexto, o Brasil enfrenta desafios para uma educação a distância de qualidade, que estão apoiados na desigualdade de acesso à internet e nas pessoas com falta de habitualidade com os recursos tecnológicos. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa esstratégia coesiva) Em primeiro lugar, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, (Sem vírgula) assegura a todos os cidadãos o direito ao eixo social, (Sem vírgula) como transporte, emprego, moradia, alimentação, educação e segurança. Nesse sentido, o Brasil ainda deixa a desejar no questão da integração da população via internet quando se está em um século marcado pela globalização (Reestruture essa discussão). Assim, dados do IBGE (Desenvolva a sigla), (Sem vírgula) apontam um dos motivos que representa mais de 43% a exclusão das pessoas no mundo digital devido ao acesso ser caro e inviável para que essa parcela seja inserida, consequentemente afetando o aprendizado de 48,5 milhões de estudantes. Por isso, é de extrema importância que esse quadro seja revertido imediatamente.
(Boa esstratégia coesiva) Ademais, a escritora modernista Clarice Lispector, (Sem vírgula) esclarece que "não basta apenas pertencer, é preciso participar" de modo que apenas em união a humanidade chegará a um mesmo patamar (Reestruture essa ideia). Em contraste disso, as pessoas estão cada vez mais separadas se tratando do ambiente virtual, todavia que tinha como função primordial conectar uns aos outros (Essa construção ficou confusa. Reformule-a). Nesse âmbito, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua indica que quase 56% da sociedade não tem base para usar as ferramentas digitais e são vistas como desatualizadas, principalmente os adultos que carecem do hábito de prática para adaptação. Haja vista que educadores estão sob essa margem e precisam de cursos preparadores que melhorem seu desempenho didático.
(Boa esstratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para superar a problemática. O Governo Federal (Boa. Apresenta o agente) junto do ao Ministério da Educação (MEC) deverá facilitar a adesão do corpo estudantil e docente que não possuem internet, por meio de um plano chamado de "Conetando-se ao Conhecimento" que fará distribuição de roteadores wi-fi para aqueles que necessitam desse recurso em todos os estados do país, a fim de nivelar o acesso ao ensino a distância. Também é essencial que esse plano possua uma plataforma digital com opções de cursos gratuitos com videoaulas demonstrativas e atividades para serem realizadas nos programas básicos dos computadores. Somente dessa forma o Brasil seria a república idealizada pelo filósofo grego. (Boa. Formula a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
A abordagem da discussão está pertinente, mas algumas ideias precisam ser reestruturadas. No mais, mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 850 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |