Com o advento da internet, no final do século XX, as relações sociais à longa distância foram intensificadas, gerando novos meios de comunicação e trocas de conhecimento, como a criação da modalidade de Ensino a Distância (EAD). No entanto, não foi criada nenhuma ferramenta de inclusão dos cidadãos de baixa renda nessa tecnologia revolucionária (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação), fomentando uma barreira entre os que apresentam acesso à internet e os que não a possuem. (Não apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) À princípio, é importante ressaltar que, com a 3ª Revolução Industrial, os investimentos em pesquisas foram intensificados, trazendo avanços tecnológicos à sociedade, como a internet. Em contrapartida, a desigualdade social e a falta de acesso à informação foram aguçadas, uma vez que a parcela da população, que não tem contato com a rede mundial de computadores, foi intensamente prejudicada, já que não teve acesso aos benefícios proporcionados e, consequentemente, caminhou contra o desenvolvimento. (Melhore a apresentação das discussões)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a implantação de um ensino a distância eficiente, que abranja toda população, tornou-se uma utopia no atual cenário brasileiro, uma vez que, (Sem vírgula) ao analisar as diferenças nos índices de desenvolvimento entre as regiões do país, como a Norte e a Sul, evidencia-se uma dualidade alarmante. Nessa lógica, a introdução de um ensino a distância na região Norte torna-se complexo, se comparado a regiões como Sul e Sudeste, que possuem índices de desenvolvimento maiores e, consequentemente, um maior número de pessoas conectadas à internet. (Desenvolvimento limitado. Explore mais as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que é imprescindível a mitigação dos desafios para a geração de um ensino a distância democrático. Nesse sentido, urge que o Superministério do Desenvolvimento Regional Boa. Apresenta o agente), em parceria com o Ministério da Educação, crie políticas de inserção da população de baixa renda, das regiões com os menores índices de desenvolvimento do país, como a Norte e a Nordeste, na rede mundial de computadores, possibilitando sua participação no ensino remoto, por meio de verbas governamentais, a fim de diminuir essa dualidade entre regiões e democratizar o ensino (Desenvolva esse elemento com mais clareza). Desse modo, atenuar-se-ão, a médio e longo prazo, os impactos nocivos da desigualdade social proporcionada pela impossibilidade do acesso à internet e a coletividade aproximaria-se do clímax social.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser delimitadas e mais articuladas, evitando uma abordagem superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |