Avaliação do SUS (Observe que há um espaço destinado ao título)
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um órgão de grande importância para o atendimento público em relação à saúde. Todavia, não há crenças de que este programa auxilie no enfrentamento de novos desafios, como o coronavírus, por conta do cumprimento severo da burocracia e da falta de recursos medicinais. (Boa. Apresenta a tese. No entanto, contextualize o tema com mais clareza)
(Boa estratégia coesiva) Primeiramente, vale ressaltar que a burocracia, responsável pelo estabelecimento de regras, é essencial para o controle da gestão em qualquer local de trabalho (Boa. Retoma a tese). Porém, ela se torna um terrível problema quando a seguimos de maneira exagerada. É muito comum nas mídias casos de pessoas, que necessitavam de ajuda imediata, morrendo por conta da longa espera na fila do SUS. (Abordagem superficial do tema)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, mesmo aqueles que conseguem ser atendidos, por muitas vezes (Vírgula) não são tratados adequadamente pela presença de poucos recursos no estabelecimento. Isso é o principal motivo da maioria das pessoas terem preferência em hospitais particulares, o que prejudica pessoas sem ou com poucas condições financeiras. (Discussão superficial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, apesar do SUS ser um sistema criado para cuidar de quaisquer indivíduos, independentemente de suas condições financeiras e sociais, não apresenta recursos e nem organização necessários para a execução dessa função (Cuidado com esse tipo de afirmação). Para a melhor resolução desse problema, cabe ao Ministério de Saúde investir nos recursos públicos desse programa e conscientizá-lo sobre uma maneira mais organizada de atender a sociedade. Dessa forma, haverá maior confiança nos serviços prestados pelo órgão e mais pessoas terão acesso a uma saúde de qualidade. (A proposta precisa ser mais desenvolvida)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, tendo em vista que a abordagem do tema está superficial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |