SUS: saúde para todos - Banco de redações


SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

Enviada em: 20/06/2020

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, declarada em 1948, garante a todos os indivíduos o direito à assistência médica. Entretanto, os pacientes que dependem do SUS( Sistema Único de Saúde) precisam constantemente esperar meses para receber atendimento médico. Ainda assim, o SUS é essencial para a saúde pública brasileira, principalmente para os que dependem exclusivamente desse sistema. (Não apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) Certamente, a demora para conseguir atendimento, a superlotação dos hospitais e a infraestrutura precária são as maiores objeções para alcançar uma saúde pública de qualidade no Brasil. E com a chegada da pandemia do coronavírus, (Sem vírgula) o SUS está enfrentando o seu maior desafio: conseguir testes e leitos suficientes para a população. (Reveja o recorte temático)

(Boa estratégia coesiva) Segundo a Fiocruz, 162 milhões de pessoas dependem exclusivamente do SUS, tornando-o extremamente necessário para a maioria da população, já que, ao considerar a crise financeira atual e a grande quantidade de pessoas na linha de pobreza, percebe-se que poucos conseguiriam pagar por atendimento médico. (Desenvolvimento limitado)

(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, então, que ainda há entraves para garantir a todos os brasileiros acesso a um sistema de saúde rápido e de qualidade. Portanto, cabe ao Estado (Boa. Apresenta o agente) fazer investimentos para contratar profissionais da saúde e equipar melhor os hospitais, a fim de melhorar a qualidade dos atendimentos feitos pelo SUS assegurar o bem-estar de toda a população brasileira. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões foram desenvolvidas de modo limitado. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200