Ter a saúde como um direito amplo a todos, (Sem vírgula) faz com que o SUS (Desenvolva a sigla) seja motivo de orgulho para o Brasil com relação ao cenário internacional, mas quando olhamos para o cenário interno é fácil perceber que muitas pessoas não partilham dessa mesma índole. O sistema de saúde enfrenta dificuldades como atender a demanda, pagar pelos tratamentos, (Sem vírgula) e oferecer uma estrutura de qualidade. Mas antes é preciso lembrar como ele surgiu e para que realmente serve. (Reformule essa ideia)
O Sistema Único de Saúde (Vírgula) criado na constituinte de 1988, veio para substituir o Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdenciária (Inamps), que garantia serviços de saúde apenas ao trabalhadores, deixando a população desempregada, à margem das Santas Casas, que certamente não davam conta da demanda social. O SUS nasceu do desejo de oferecer serviços médicos de qualidade a toda população, sem qualquer distinção, e para isso, (Sem vírgula) esse direito foi colocado como um dever que o Estado deve proporcionar. (Não compreende a estrutura do texto)
O sistema oferece atendimento de serviços primários a atendimentos complexos, e de urgência, ele é responsável por atender mais de 162 milhões de pessoas, muitas delas esperam por 3 a 5 meses por uma consulta, ou cirurgia, os médicos são mal distribuídos pelo território, a maior parte se concentra no Sul e Sudeste, em alguns casos a administração pública chega a questionar a qual esfera pública determinado serviço pertence, se está sob responsabilidade municipal, estadual, ou federal, fazendo a burocracia aumentar (Melhore a apresentação dessa discussão. Reestruture). É necessário ressaltar que antes da pandemia de Covid-19, (Sem vírgula) o SUS já se encontrava em uma situação alarmante, mas era tratado como uma questão impossível de se resolver, com o coronavírus autoridades tiveram que aumentar o número de leitos (Vírgula) que já era escasso, para suprir a demanda. (Argumentação expositiva)
Ele vem a muito tempo necessitando de atualizações e aprimoramentos. O SUS garante serviços como: vacinação em massa, obstetrícia, odontologia, hemodiálise, etc. É preciso otimizar a gestão desse sistema, de forma que as decisões não fiquem sujeitas a vontades políticas, como vem acontecendo nos últimos anos, há um mês o Brasil não possui um Ministro da saúde, cargo fundamental para a gestão do SUS em tempo de pandemia, o jeito de inibir o SUS das vontades políticas o transformando em um órgão independentes para ser gerido por profissionais técnicos, (Sem vírgula) ajudaria a aumentar a transparência de onde os recursos são aplicados, fazendo com que a população saiba para onde o dinheiro público está indo, e sentir orgulho assim como os britânicos sentem do NHS. (Apresenta apenas um esboço de proposta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e articuladas de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |