A Constituição Cidadã (Vírgula) em 1988 (Vírgula) selou o processo de redemocratização do Brasil e definiu as bases do comprometimento do Estado com o direito social. De tal forma que o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado como serviço público de acesso universal e atenção integral. Em seus mais de 30 anos existem importantes conquistas atestadas pela amplitude da atenção primária até a rede nacional de transplante de órgãos, e também sérios problemas, pela precarização do financiamento e a burocracia que têm causado a fragilização do SUS (Boa. Apresenta a tese). E diante da pandemia do covid-19 (Melhore o encadeamento textual) é urgente a dinamização das ações de gestão do serviço para atender e proteger a população.
(Melhore a coesão entre os parágrafos) E são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as equipes de assistência social e agentes comunitários, (Sem vírgula) que obtêm informações para o mapeamento da doença, e que também têm a experiência para implementação de ações de prevenção e cuidado. Como atestam os feitos das campanhas de vacinação que já eliminaram o sarampo no Brasil, o acompanhamento e cuidado às pessoas com Aids, dentre outras ações como o combate à dengue (Argumentação expositiva). E pelo potencial do SUS a covid-19 será vencida se houver investimento em contratação e em insumos, o que não vem acontecendo nos últimos anos, haja vista o sucateamento do serviço. E para além do nível comunitário é imprescindível a articulação eficiente da União no cenário internacional (Vírgula) com o intuito de garantir insumos para o fortalecimento da pesquisa nacional. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, devido à importância do SUS para a saúde pública no Brasil o desafio lançado pelo contexto da pandemia aos governos federal, estadual e municipal é o de aprimorar a atenção primária, a fim de que vencendo a crise atual possa restar de legado UBSs equipadas e eficientes para o futuro. Por meio de aumento no financiamento e realização de contratações para o fortalecimento humano das equipes. Quanto a construção de saída da pandemia há de se articular a diplomacia e ministério da saúde aos órgãos internacionais de pesquisa (Reestruture), segundo o princípio de prevenção do SUS, pois possibilitará à ciência brasileira chances de produção da vacina.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas por meio de um projeto de texto para melhorar a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |