O Sistema Unico de Saúde (SUS) é responsável por trata do bem-estar de toda a população brasileira de forma gratuita. Nesse sentido, o SUS é reconhecido mundialmente, mas alguns brasileiros encontram desafios para ter um atendimento de qualidade e informações sobre cuidados com a saúde. Tal situação fica clara com a falta de atuação governamentais e educacionais (Tudo no singular) o que agrava a problemática. (Boa. Apresenta a tese)
(Boa estratégia coesiva) Em primeiro plano, é preciso informar que a ausência de articulação por parte de setores dos gorvernos, tais como Ministério da Saúde, Estado e municípios, por consequência da falta de políticas públicas (Vírgula) como deixar faltar medicamentos nos hospitais, a exemplo (Melhore a apresentação dessa discussão). Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir bem-estar a população.Nesse pensamento, a atuação ineficaz das autoridades (Vírgula) em manter a qualidade do atendimento de saúde pública como referência, fere direitos dos brasileiros e vai na conta mão contramão da reflexão de Hobbes. Então, cuidados com a vida deve ser tomado ao âmbito de vencer esse desafio do país. (A discussão apresentada precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Outossim, a falta de investimento na educação para tratar de saúde pública (Vírgula) no tema de higiene individual, contribui para o aumento de doenças como por exemplo o "amarelão" causada por vermes (Reveja o recorte temático. Reestruture essa discussão).Nesse viês, as instituição de ensino deve orientar os estudantes ate a terem cuidado com a limpeza do corpo para previnir doenças. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas) De acordo com Immanuel Kant, a evolução humana tem relação direta com o sistema educacional, nessa ótica, relacionar a saúde no meio educativo influencia os alunos a ter cuidados como próprio bem-estardurante bem-estar durante toda a vida, o que infatizar enfatiza o pensamento de Kant, sendo assim, é importante que a saúde pública faça parte dos debates das escolas. (Reveja o recorte temático. Discussões desenvolvidas de modo tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente), com participação do SUS, por meio de campanha de conscientização no tema higiene pessoal, utilize do apoio de clube de futebol para difundir a nessecidade dos cuidados pessoais, os times devem entrar nas partidas com camisas com a frase "higiene pessoal salva a vida" , dessa forma, ao alcançar os torcedores de todo o Brasil fortalece a missão do SUS em cuidar da nação brasileira, assim desafios são superados e caminhos importante surge no país. (Proposta de intervenção não relacionada ao tema)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser delimitadas e desenvolvidas de acordo com o tema proposto, evitando uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |