SUS,Um Grave Problema na Sociedade Brasileira - Banco de redações


SUS: desafios e importância da saúde pública no Brasil

Enviada em: 10/06/2020

Status:

Corrigida
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A Declaração Universal dos Direitos Humanos-promulgada em 1948 (Vírgula) pela ONU (Desenvolva a sigla)-assegura a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem estar-social bem-estar social.No entanto,na prática, tal garantia é deturpada no que tange à questão dos SUS (Sistema Único de Saúde), (Sem vírgula) sobre seus desafios enfrentados na sociedade brasileira e a importância da saúde pública no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, devido, (Sem vírgula) não só à falta de investimento governamental, mas também ao alarmante cenário de capacitação dos médicos brasileiros. (Boa. Apresenta a tese)

(Boa estratégia coesiva) É relevante abordar,primeiramente,que o investimento escasso na área da saúde (Boa. Retoma a tese) é fator determinante para a permanência do problema.Conforme o pensamento do filósofo Confúcio,não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros (Use aspas).Em analogia,ocorre o mal uso do dinheiro arrecadado da população brasileira, que se expressa como uma falha que ainda não foi corrigida,uma vez que o Estado se mostra negligente aos hospitais públicos, como se pode perceber pela carência de recursos essenciais ao SUS e,além disso,a longa fila de espera para o atendimento, que pode ocasionar a morte de inúmeras pessoas em estado de alto risco (Melhore a apresentação dessa ideia). Nessa perspetiva, é imprescindível que este mal uso do dinheiro público se reflete como um entrave à a ser solucionado. (Reestruture as discussões. Melhore a progressão de ideias)

(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso,vale ressaltar,ainda (Vírgula) que o deficitário quadro dos médicos nos centros de atendimento (Boa. Retoma a tese) para com as pessoas necessitadas de atenção e empatia, traz por consequência a persistência da problemática.Segundo o economista Arthur Lewis, a educação nunca foi despesa.Sempre foi investimento com retorno garantido.Contudo, a observação desse pensamento não é vigente na esfera educacional das faculdades brasileiras,já que não é perceptível uma boa qualidade na assistência médica de pessoas em localidades menos favorecidas de investimento governamental (Reveja essa discussão). Com isso,torna-se evidente que o prejuízo refletido na formação dos médicos, (Sem vírgula) manifesta-se como uma "barreira"que perturba o território brasileiro. (Argumentação expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Diante do que foi mencionado,urge que o Governo Federal (Boa. Apresenta o agente),em conjunto com o Ministério da Economia (Vírgula) promovam um maior custeio financeiro para as áreas carentes do setor da saúde e da educação das universidades brasileiras, por meio da arrecadação de verbas dos Estado,com o objetivo de melhorar a estrutura dos hospitais e aumentar o desempenho dos futuros profissionais da saúde (Faça o detalhamento de pelo menos um elemento da proposta).Ademais,o dinheiro recolhido deve ser utilizado na compra de recursos relevantes para os centros médicos, como macas e vacinas,assim como, (Sem vírgula) devem ser elaborados testes práticos, (Sem vírgula) que tenham a seriedade de avaliar o desenvolvimento dos estudantes da área da saúde.Como resultado,o que foi promulgado pela ONU será concretizado em todo território nacional.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200